Já Não Há Salomão
"Já não há Salomão, já o filho de Betsabé não julga nem decide... Sobre os êxtases e as maravilhas do Cântico dos Cânticos caiu a sombra do Ecclesiastes: tudo é inútil. Mas os homens continuam a viver, a sua vocação é uma vocação de felicidade..." (do prefácio de José Saramago, Lisboa, 1966). Trata-se de uma pequena novela de Natal que evoca a história da senhora Miriam, a quem a tutoria tirara a filha para entregar ao pai. Com a aproximação do Natal, a dolorosa mãe pede à filha que lhe dê uma das suas tranças: ficaria uma para a família do pai e outra para ela, e assim se cumpriria a justiça de Salomão. Porém, as tranças tinham ficado no chão do cabeleireiro. O desgosto da mãe apressará a sua morte. A história é contada, num discurso narrativo com marcas de oralidade, pela voz da estalajadeira, que mostra o quarto de Miriam à nova hóspede.
Partilhar
Como referenciar
Já Não Há Salomão na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$ja-nao-ha-salomao [visualizado em 2026-06-26 15:36:56].
Outros artigos
-
SalomãoRei de Israel (972-931), era filho de David, a quem sucedeu no trono de Israel. Durante o seu reinad...
-
NatalO sentido social maior da festa do Natal é, sem dúvida, a reunião da família. Num mundo em que as pe...
-
LisboaAspetos geográficos Cidade, capital de Portugal, sede de distrito e de concelho. Localiza-se na Regi...
-
José SaramagoEscritor português, José Saramago nasceu a 16 de novembro de 1922, em Azinhaga, no concelho da Goleg...
-
A Correspondência de Fradique MendesObra póstuma de Eça de Queirós, apresentada como a recolha da correspondência desse "homem distinto,
-
Pátria e Deus e A Morte do Mau LadrãoPoema panfletário de Gomes Leal dirigido contra o líder republicano Afonso Costa e que, portanto, as
-
A Queda dum AnjoNarrativa de Camilo Castelo Branco publicada em 1865. Camilo é um escritor de quedas, ruínas e conta
-
Leodegário A. de Azevedo FilhoProfessor universitário e investigador brasileiro, Leodegário Amarante de Azevedo Filho, doutor em L
-
À Porta de NárniaObra de Isabel Cristina Pires publicada em 1995. Como explica a autora, «Nárnia» é um reino mágico i
-
Instrumentos para a MelancoliaPublicado pelas edições O Oiro do Dia, na coleção «Obscuro Domínio», reúne três conjuntos poéticos:
Partilhar
Como referenciar 
Já Não Há Salomão na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$ja-nao-ha-salomao [visualizado em 2026-06-26 15:36:56].