Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

2 min

Jacquard
favoritos

Inventor francês, Joseph-Marie Jacquard, nascido a 7 de julho de 1752, em Lyon, e falecido a 7 de agosto de 1834 no mesmo local, desenvolveu o "Tear de Jacquard", que permitiu a um único operador tecer padrões complexos.
O tear de Jacquard começou uma revolta tecnológica na indústria têxtil, e
o sistema dos cartões perfurados usados na sua operação tornou-se um protótipo para os primeiros computadores mecânicos.
Jacquard era filho de um tecelão. Quando seus pais morreram herdou o negócio da família e começou a tecer telas modeladas. Embora as telas modeladas fossem vendidas a preços elevados, as longas horas de trabalho requeridas para produzi-las eliminavam frequentemente todo o lucro.
Em 1790 Jacquard começou a projetar um tear que tecesse padrões automaticamente. A revolução francesa (1789-1799) interrompeu os seus esforços, só tendo terminado a construção do tear em 1801.
Jacquard fez uma demonstração do tear automático em Paris e, em 1804, foi-lhe concedida uma patente e uma medalha pelo seu projeto.
Em 1806 introduziu melhorias adicionais àquele que veio a ser chamado de "Tear de Jacquard".
O governo francês, entretanto, declarou como propriedade pública o "Tear de
Jacquard" e concedeu-lhe somente uma pensão modesta como compensação pelos direitos perdidos.
Muitos tecelões manuais viam então o tear automático como uma ameaça ao seu negócio e queimaram diversas destas máquinas novas; alguns chegaram mesmo a agredir fisicamente Jacquard.
Apesar da oposição, estima-se que cerca de 11 000 "Teares de Jacquard" estavam a ser usados em França em 1812.
O tear de Jacquard podia tecer um padrão sem a necessidade da intervenção do operador durante a produção. Usava um sistema de ganchos e agulhas guiados por um padrão armazenado em cartões de papel grosso, perfurados com furos retangulares. Enquanto a tela era tecida, os ganchos ficavam estacionários na superfície de um cartão. Quando um dos ganchos encontrava um furo, passaria através dele para levantar uma linha e uma agulha introduziria uma outra linha.
Os padrões intricados poderiam ser criados combinando um grande número de cartões no tear, e estes poderiam ser usados repetidamente.
Os teares de Jacquard modernos são ainda usados.
Cartões perfurados similares àqueles usados pelo tear de Jacquard
foram pouco mais tarde usados para dar instruções a outros tipos das máquinas. Em 1890 foram usados para compilar o recenseamento dos Estados Unidos da América.
Esta tecnologia acabou por ser usada para armazenar informação nos primeiros computadores.
O sistema de perfuração de cartões foi substituído com o desenvolvimento dos sistemas magnéticos de armazenamento, que surgem nos anos 50.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Jacquard na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$jacquard [visualizado em 2025-06-18 10:03:30].

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac