A Mais Bela Maldição

Rui Couceiro

As Rosas de Barbacena

Alberto S. Santos

Tudo sobre o Irão

Ricardo Alexandre

Tempo de leitura1 min

James Mason Crafts
favoritos

Químico norte-americano, James Mason Crafts, nasceu em Boston, Massachusetts, a 8 de março de 1839, e faleceu em Rigdefield, Connecticut, em 1917.

Graduou-se na Escola Cientifica Lawrence de Harvard em 1858 e posteriormente dedicou-se ao estudo, durante sete anos, da química e ciências afins, na Freiberg mining-school na Universidade de Heidelberg e na Escola das Minas de Paris. No seu regresso aos Estados Unidos, no ano de 1868, foi professor de Química em Cornell e de 1870 a 1880 membro da Faculdade em Massachusetts no Instituto de Tecnologia de Boston, embora de 1874 a 1880 como professor não residente.

Crafts foi membro de diversas sociedades científicas nos Estados Unidos e outros países, nomeadamente como professor da Sociedade de Química de Londres. Em 1872 foi eleito membro da Academia Nacional das Ciências. Além de numerosos prémios recebidos pela Academia Francesa das Ciências, Crafts foi cavaleiro da Legião de Honra pelo governo francês em 1885.

A maior parte das investigações de Crafts foram realizadas em Paris, a grande maioria em associação com o professor Charles Friedel. Ambos realizaram pesquisas no silício e nas suas combinações com radicais e investigaram a densidade de vapor dos compostos halogenados, principalmente a iodina. Estas reações ficaram conhecidas como reações de Friedel-Crafts.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
James Mason Crafts na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$james-mason-crafts [visualizado em 2026-06-06 06:33:10].

A Mais Bela Maldição

Rui Couceiro

As Rosas de Barbacena

Alberto S. Santos

Tudo sobre o Irão

Ricardo Alexandre