Os trinta nomes de Deus

Bruno Paixão

Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

2 min

Jeans
favoritos

Decorriam os primeiros anos da década de 60, quando os jeans (calças de ganga) começaram a tomar conta dos estilos e das modas pelo seu carácter prático, passando a ser essencial para a identificação de um estilo de vida norte-americano, com uma apresentação descontraída.
Principalmente nos Estados Unidos da América, estas calças deixaram definitivamente o seu estatuto original, de roupa para operários, em especial para os mineiros.
A euforia foi de tal forma grande que as calças de ganga passaram a chamar-se jeans, uma designação que surgiu de uma forma coletiva e dava uma nova identificação a umas calças que passaram a ter um estatuto especial. Também a companhia que produzia as calças Levi's decidiu adotar este novo termo, que começou a ter um lugar de destaque na publicidade, o que contribuía para o sucesso da marca.
os Jeans são peças de vestuário com um lugar assegurado na história
De roupa para operários, em especial mineiros, os jeans passaram, na década de 60, a tomar conta dos estilos e das modas de vestuário
Naquela altura, usar uns jeans, fossem eles originais Levi's ou não, passou a ser sinónimo de alguma posição social e de popularidade. Para as estrelas de cinema, como já vinha a acontecer também nos anos 50, usar uns jeans significava estar na moda e parecer bem. Concretamente na Califórnia, nos Estados Unidos da América, os universitários começaram também a optar pelos jeans.
Todavia, os Jeans são peças de vestuário com um lugar assegurado na história, tendo surgido as primeiras no século XIX.
Tudo começou quando Levi Strauss, ainda jovem, emigrou da sua terra Natal, a Baviera, para os Estados Unidos da América. Em 1853, fixou-se em S. Francisco, revelando-se uma pessoa dotada para o negócio, tendo mesmo sido um filantropo.
Anos mais tarde, em 1872, o comerciante Levi Strauss recebeu uma carta de um seu cliente que era alfaiate, Jacob Davis, onde este se queixava que as pepitas de ouro que os seus clientes mineiros colocavam nas calças rompiam as costuras. Na verdade, Jacob Davis já tinha encontrado uma solução, pois tinha resolvido aplicar um rebite metálico para reforçar as costuras dos bolsos. Mas, necessitava de pagar o registo, tendo pedido ajuda a Levi Strauss. Assim foi, em 1873 a Levi Strauss & Company e Davis registaram a patente desta nova invenção.
No ano seguinte, esta empresa fabricou os primeiros pares de calças de ganga. Em 1880, já era uma das fábricas mais prósperas de S. Francisco.
Já nos inícios do século XX (nas décadas de 20 e 30), as Levi's continuaram a reforçar a sua tradição como calças de ganga para trabalhadores. Por incrível que possa parecer, o declínio dos ranchos familiares até permitiu o aumento da popularidade das Levi's, já que o cidadão comum gostava do estilo cowboy. Aliás, foi neste contexto que os cowboys do cinema, como John Wayne, popularizam esta peça de vestuário.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Jeans na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-10-13 04:58:56]. Disponível em

Os trinta nomes de Deus

Bruno Paixão

Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro