Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

Geração D

Carlos de Matos Gomes

1 min

Jeremy Bentham
favoritos

Filósofo inglês, nasceu a 15 de fevereiro de 1748, em Londres, e morreu a 6 de junho de 1832, na mesma cidade. Estudou no Colégio de Westminster e na Universidade de Oxford. Exerceu, durante pouco tempo, advocacia, a qual abandonou, descontente com a injustiça com que aí deparou.

Este filósofo preocupou-se sobretudo com a filosofia do direito e a filosofia moral. Para Bentham, a moral baseia-se na noção de utilidade, segundo a qual uma ação é moralmente boa ou má dependendo de ser útil ou não ao maior número possível de pessoas. O "princípio da utilidade" deve servir para conduzir, tanto o indivíduo em particular como a sociedade em geral, à felicidade, que equivale, no entender de Bentham, ao prazer. Aquele que transgrida ou agrida a felicidade do outro deve ser punido, correspondendo o castigo à aplicação de sofrimento.

Jeremy Bentham
O homem só age se tiver nisso um interesse, que, segundo a conceção de Bentham, se liga intimamente aos interesses dos outros homens. As ações humanas voluntárias têm como elemento constitutivo a racionalidade e as ações boas são sempre objeto de prazer, assim como as más são objeto de dor.
Todo o pensamento de Bentham se dirige para a ação prática política visando o bem do homem e tendo como objetivo a reforma do sistema jurídico.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Jeremy Bentham na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-09-09 09:49:56]. Disponível em

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

Geração D

Carlos de Matos Gomes