As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

As Crianças Adormecidas

Anthony Passeron

1 min

Jesse Owens
favoritos

Atleta norte-americano, James Cleveland Owens nasceu a 12 de setembro de 1913, em Danville, no Alabama, e morreu a 31 de março de 1980, em Phoenix, Arizona, vítima de doença prolongada. As nove anos de idade, depois de mudar-se para o Ohio, passou a ser tratado por "Jesse" quando o professor, confundido pela forte pronúncia do jovem, assim o entendeu ao ouvi-lo dizer que se chamava "J. C." (Jei Ci).
Nos Jogos Olímpicos de Berlim, realizados em 1936, ganhou quatro medalhas de ouro nas seguintes provas: corridas de 100 e de 200 metros, estafeta de 4x100 metros e salto em comprimento, tendo, para esta última, estabelecido uma marca que só seria batida em 1960. As vitórias de Owens, de raça negra, constituíram uma grande humilhação para Hitler que pretendia que os Jogos Olímpicos mostrassem a superioridade da raça ariana.
Em 1976, Jesse Owens recebeu, do presidente Gerald Ford, a Medalha da Liberdade, considerada a mais importante condecoração que um cidadão civil norte-americano pode desejar.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Jesse Owens na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-03-16 15:42:02]. Disponível em

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

As Crianças Adormecidas

Anthony Passeron