Geração D

Carlos de Matos Gomes

Amar em caso de emergência

Vera dos Reis Valente

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe

1 min

Joachim von Ribbentrop
favoritos

Joachim von Ribbentrop (1893-1946), diplomata de origem germana, natural da cidade de Wesel, na Alemanha, formado em França e em Inglaterra. Durante a I Guerra Mundial, Ribbentrop integrou o exército do seu país. Depois do fim do conflito reuniu uma considerável fortuna, resultante da sua atividade como comerciante de vinhos. Por volta de 1921 juntou-se ao Movimento Socialista hitleriano, e em 1935 foi nomeado embaixador alemão na Inglaterra, função que desempenhou até 1938, altura em que foi nomeado ministro dos Negócios Estrangeiros, cargo que desempenhou até ao fim da guerra.
Ribbentrop foi um dos protagonistas das negociações dos sistemas de alianças, acordadas entre a Alemanha, a Itália e o Japão (o eixo Roma-Berlim-Tóquio), bem como o pacto germano-sovético de não agressão datado de 1939. Também foi um dos promotores do plano de expansão alemão, conducente à anexação da Áustria e da Checoslováquia, que culminou na II Guerra Mundial.
Após a derrota alemã na guerra (1945) foi capturado pelas tropas britânicas e juntamente com outros líderes nazis foi levado a julgamento em Nuremberga. No ano seguinte foi condenado (1946) por ter cometido crimes de guerra e crimes contra a Humanidade.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Joachim von Ribbentrop na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-06-25 10:24:11]. Disponível em

Geração D

Carlos de Matos Gomes

Amar em caso de emergência

Vera dos Reis Valente

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe