João de Melo
Poeta, ficcionista e investigador literário, formado em Filologia Românica pela Universidade de Lisboa, professor no ensino secundário. Colaborou em A Memória da Água-Viva, Aresta, África, Colóquio/Letras, Vértice. Preparou uma Antologia Panorâmica do Conto Açoriano, dos séculos XIX e XX, em 1978, e uma antologia literária da guerra colonial, Os Anos da Guerra: 1961-1975 (Lisboa, 1988). No domínio do ensaio, debruçou-se sobre a produção literária açoriana contemporânea, procurando as suas coordenadas de literatura insular. Refletindo em A Memória de Ver Matar e Morrer e Autópsia de um Mar em Ruínas a experiência pessoal na guerra colonial, entre 1971 e 1974, a sua ficção remete para a reflexão sobre a experiência insular, no âmbito da reescrita de uma história genesíaca e civilizacional universal para a qual concorrem vários registos de discurso. As diretivas literárias que apõe a cada volume da coleção "O Chão da Palavra", que dirigiu na editorial Veja, entre os anos 70 e 80 e que contribuiu para a divulgação de autores como António Lobo Antunes ou Maria Ondina Braga, podem, até certo ponto, aplicar-se às suas premissas como ficcionista: aí, depois de definir a palavra literária como comunicação oposta ao "registo fácil da vida" e assumindo no corpo do texto "a fisiologia das suas próprias referências", aponta, como perspetivas fundamentais do texto literário, "superar o adormecido mundo das trevas, encontrar caminho na libertação do Homem através da cultura, subir a pulso a corda firme da produção da ideia e da ideologia no progresso; contribuir para que o nosso Povo vire em cada página a sua própria página de identificação e de certeza; dignificar uma aposta, hoje tão dispersa, no rumo certo da palavra e da vida. // No grande seio materno da Língua Portuguesa".
Partilhar
Como referenciar
João de Melo na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$joao-de-melo [visualizado em 2025-07-09 10:11:46].
Outros artigos
-
Maria Ondina BragaEscritora ficcionista portuguesa, nasceu a 13 de janeiro de 1932 em Braga, onde faleceu a 14 de març...
-
LisboaAspetos geográficos Cidade, capital de Portugal, sede de distrito e de concelho. Localiza-se na Regi...
-
ColóquioPrestigiada publicação cultural editada pela Fundação Calouste Gulbenkian desde 1959, com a finalida...
-
ÁfricaÉ o segundo maior continente. Tem uma área de 30 217 000 km2 e ocupa 1/5 do solo terrestre. Atravess...
-
Cristóvão AiresGeneral do exército, nasceu a 27 de março de 1853, em Ribandar, Goa, e morreu em 1930, em Lisboa, ag
-
José Agostinho BaptistaPoeta português nasceu a 15 de agosto de 1948, no Funchal, Ilha da Madeira. Colaborou em periódicos
-
Airas NunesClérigo galego, depreende-se, a partir das alusões contidas nas cantigas de escárnio e maldizer, que
-
Aires TelesPoeta presente no Cancioneiro Geral, talvez Aires Teles da Silva, filho segundo de Fernão Teles de M
-
Agustina Bessa-LuísEscritora portuguesa, Maria Agustina Ferreira Teixeira Bessa-Luís nasceu a 15 de outubro de 1922, em
-
Agostinho BarretoBispo português, Manuel Agostinho Barreto nasceu a 7 de dezembro de 1835, em Pedrógão Grande, no dis
Partilhar
Como referenciar 
João de Melo na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$joao-de-melo [visualizado em 2025-07-09 10:11:46].