João Fernandes Andeiro
Fidalgo da Galiza, natural de Corunha ou da localidade de Andeiro próxima daquela. Quando D. Fernando invadiu a Galiza, João Fernandes Andeiro foi dos seus apoiantes. Como os resultados desta invasão foram muito maus para Portugal, João Fernandes Andeiro foi para junto do Duque de Lencastre, em Inglaterra. Participou na elaboração do tratado, assinado em 1372 entre D. Fernando e o Duque de Lencastre, negociou, em representação de D. Fernando, a vinda dos Ingleses em 1381. Durante uma visita secreta a Portugal, na fase final das negociações, terão começado os seus amores com D. Leonor Teles.
Pelo acordo de 1380, a infanta Beatriz casaria com o sobrinho do Duque de Lencastre e após a chegada da força expedicionária inglesa iniciar-se-ia a guerra com Castela. No entanto o rei de Castela adiantou-se e iniciou as hostilidades três meses antes da chegada dos ingleses. O resultado da guerra com Castela foi mais uma vez desastroso para Portugal, levando D. Fernando a negociar a paz. Pelo novo acordo (celebrado em Elvas em 1383, à margem dos ingleses), a infanta Beatriz, herdeira do trono português, casaria com o herdeiro do trono castelhano, mas porque D. João de Castela enviuvou, acabou por casar com este. D. Fernando, doente, faleceu pouco tempo depois, a 22 de outubro de 1383.
O tratado de casamento de D. Beatriz com o rei de Castela foi também negociado por João Fernandes Andeiro, agora livremente instalado em Portugal.
O facto de ser um dos principais responsáveis da situação política de Portugal após a morte de D. Fernando e os seus amores com D. Leonor Teles, ao tempo regedora do reino, explicam a sua morte às mãos do mestre de Avis, futuro D. João I, em dezembro de 1383.
-
D. João IMonarca português, filho bastardo de D. Pedro I e de Teresa Lourenço, dama galega, nasceu em 1357, e...
-
AvisAspetos Geográficos O concelho de Avis, do distrito de Portalegre, localiza-se na Região do Alentejo...
-
D. Leonor TelesFilha de Martim Afonso Telo de Menezes e Aldonça de Vasconcelos, e sobrinha de D. João Afonso de Men...
-
PortugalGeografia País do Sudoeste da Europa. Situado na parte ocidental da Península Ibérica, abrange uma s...
-
João FernandesO explorador português João Fernandes foi o primeiro europeu a fazer uma incursão significativa no c...
-
ElvasAspetos Geográficos O concelho de Elvas, do distrito de Portalegre, localiza-se no Alentejo (NUT II)...
-
D. Constança de PortugalInfanta portuguesa, nasceu em 1290 e morreu em 1313, filha de D. Dinis e da rainha Santa Isabel. Cas
-
General Sinel de CordesMilitar português (1867-1930), João José Sinel de Cordes, natural de Barcarena, alistou-se no Exérci
-
Gordon CooperAstronauta norte-americano, Leroy Gordon Cooper Jr. nasceu a 6 de março de 1927, em Shawnee, no esta
-
Vítor CórdonCélebre explorador africano e oficial do exército português, José Maria Vítor Córdon nasceu em 1851,