Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

1 min

João Lobo Antunes
favoritos

Médico português nascido a 4 de junho de 1944, em Lisboa, e falecido a 27 de outubro de 2016 na mesma localidade, Lobo Antunes foi um dos maiores especialistas mundiais em neurocirurgia.

Licenciou-se em Medicina em 1968, na Universidade de Lisboa, e três anos depois, graças a uma bolsa de estudo, mudou-se para os Estados Unidos da América, onde acabou por permanecer durante 13 anos. Ali, mais precisamente em Nova Iorque, trabalhou no Departamento de Neurocirurgia da Universidade de Columbia, onde viria a ser nomeado professor associado de neurocirurgia.
João Lobo Antunes no Quinto Encontro do Forum Internacional de Investigadores Portugueses (FIIP)

Em 1983 João Lobo Antunes doutorou-se em Medicina pela Universidade de Lisboa e, nesse mesmo ano, foi o primeiro médico a implantar um olho eletrónico num invisual. No ano seguinte, regressou a Portugal na qualidade de professor catedrático de neurocirurgia da Faculdade de Medicina de Lisboa.

Em 1990 Lobo Antunes foi nomeado vice-presidente para a Europa da Federação Mundial das Sociedades de Neurocirurgia e, nove anos mais tarde, chegou a presidente da Sociedade Europeia de Neurocirurgia, cargo que desempenhou durante quatro anos.

Entre 1996 e 2003 presidiu ao Conselho Científico da Faculdade de Medicina de Lisboa. Entretanto, em 2000 havia presidido à Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa e, no ano seguinte, fora professor convidado da Universidade de Pequim, na China.

Em 2006 assumiu a presidência da Academia Portuguesa de Medicina, integrando ainda o Conselho Consultivo da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e o Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida.

João Lobo Antunes assinou mais de uma centena de artigos científicos e editou coletâneas de ensaios como Um Modo de Ser, Numa Cidade Feliz, Memória de Nova Iorque e Outros Ensaios e Sobre a Mão e Outros Ensaios.

Ao longo da sua carreira foi merecedor de vários prémios e condecorações, de que são exemplo o prestigiado Prémio Pessoa, com que foi distinguido em 1996, e a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, em 2004. Mais recentemente, foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada em 2014 e a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade em 2016.


 
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – João Lobo Antunes na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-09-12 20:30:03]. Disponível em

Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez