Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

João Pedro de Andrade
favoritos

Autor dramático, ensaísta, crítico literário nasceu em 1902, em Ponte de Sôr, e morreu em 1974, em Lisboa.

Frequentou o curso comercial do Ateneu de Lisboa e exerceu a profissão de contabilista. Manifestou, no domínio da crítica teatral e literária, nas páginas de O Diabo, Seara Nova, Diário de Lisboa, Comércio do Porto e Diário Popular, um sentido de independência e de acuidade crítica face às polémicas literárias surtidas, entre o fim dos anos trinta e o início dos anos quarenta, da dissensão entre os grupos neorrealista e presencista.

João Pedro de Andrade colaborou simultaneamente na Presença (devendo-lhe, com a publicação, em 1939, da peça Continuação da Comédia, a sua revelação como dramaturgo) e na Seara Nova. Autor de um trabalho de referência sobre a vida e obra de Raul Brandão, na crítica e na dramaturgia, a obra de João Pedro de Andrade resulta da tentativa, nem sempre compreendida pelos contemporâneos, de conciliar o coletivo e o individual, a finalidade social da arte com a qualidade estética da obra artística, o empenhamento com a profundidade da análise psicológica. É ainda tradutor de vários autores franceses, com especial destaque para a tradução do teatro de Camus.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
João Pedro de Andrade na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$joao-pedro-de-andrade [visualizado em 2025-07-18 02:13:47].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix