João Tamagnini de Sousa Barbosa
Político português nascido a 30 de dezembro de 1883, em Macau, e falecido a 15 de dezembro de 1948, em Lisboa. Estudou na Escola do Exército e na Escola Politécnica, em 1904 e 1905 respetivamente. Em 1911 resolveu juntar-se à Maçonaria. De 1917 a 1918 foi ministro das Colónias, cargo que deixou a 15 de maio para se tornar ministro do Interior até 8 de outubro e, seguidamente, ministro das Finanças até 23 de dezembro. A partir desta data ocupou o cargo de presidente do Governo acumulando com o de ministro do Interior até ao ano seguinte.
Em 1927, após um período como deputado, foi deportado para a Madeira, vindo a ocupar mais tarde o lugar de Comandante militar da ilha Terceira.
Em 1927, após um período como deputado, foi deportado para a Madeira, vindo a ocupar mais tarde o lugar de Comandante militar da ilha Terceira.
Partilhar
Como referenciar
João Tamagnini de Sousa Barbosa na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$joao-tamagnini-de-sousa-barbosa [visualizado em 2026-06-27 03:46:52].
Outros artigos
-
GovernoÓrgão de soberania que conduz a política geral do País e superintende à administração pública. Não o...
-
MaçonariaSociedade secreta (atualmente algum desse secretismo já desapareceu), espécie de confraria laica, cu...
-
LisboaAspetos geográficos Cidade, capital de Portugal, sede de distrito e de concelho. Localiza-se na Regi...
-
MacauRegião Administrativa Especial da República Popular da China. Território sob administração portugues...
-
Pimenta de CastroGeneral e político português, Joaquim Pereira Pimenta de Castro nasceu a 5 de novembro de 1846, em P
-
José Mendes CabeçadasOficial da Armada português, José Mendes Cabeçadas nasceu a 19 de agosto de 1883, em Loulé, e morreu
-
Vitorino Máximo de Carvalho GuimarãesOficial do Exército português, Vitorino Máximo de Carvalho Guimarães nasceu em 1876 e faleceu em 195
-
Marcello CaetanoDeputado especialista de Direito, jornalista e político, de seu nome completo Marcello José das Neve
-
José Ribeiro de CastroAdvogado, político e jornalista português, José Ribeiro de Castro nasceu a 7 de abril de 1848, em Va
-
Carlos Maia PintoMinistro e chefe de governo, Carlos Henriques da Silva Maia Pinto foi um militar e político republic
Partilhar
Como referenciar 
João Tamagnini de Sousa Barbosa na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$joao-tamagnini-de-sousa-barbosa [visualizado em 2026-06-27 03:46:52].