MOMENTOS WOOK - 20% de desconto em todos os livros

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

Geração D

Carlos de Matos Gomes

2 min

John Kemeny
favoritos

Matemático de ascendência húngara, nasceu a 31 de maio de 1926, em Budapeste, Hungria, e faleceu no dia 26 de dezembro de 1992, em Hanover - New Hampshire, Estados Unidos da América. John Kemeny passou a sua infância em Budapeste até que a família se mudou para Nova Iorque, decorria o ano de 1940.

Já nos Estados Unidos, frequentou o liceu em Nova Iorque e a Universidade de Princeton enquanto se desenrolava a Segunda Guerra Mundial. Durante a guerra, os docentes de Princeton - assim como todo o restante pessoal científico - estavam envolvidos maioritariamente em projetos militares ou militarmente relacionados. Este facto originou que John Kemeny tivesse como professores nas cadeiras iniciais de geometria analítica e cálculo alguns dos melhores matemáticos dos Estados Unidos.

O principal interesse académico de Kemeny era a matemática mas, possuía o equivalente de um mestrado em filosofia - o seu primeiro cargo como docente foi precisamente como professor de filosofia em Princeton. Enquanto estudante, trabalhou no Projeto Manhattan em Los Alamos e, posteriormente, foi assistente matemático de Albert Einstein. Em 1953 ingressou no Departamento de Matemática da Universidade de Dartmouth e, em 1955, tornou-se presidente do departamento. Nesse período estava determinado em estabelecer reconhecimento para o departamento a nível de inovação e pioneirismo, em particular, na utilização de computadores para fins educativos.

Em 1971 tornou-se presidente de Dartmouth e manteve essa posição nos 11 anos que se seguiram. Kemeny foi sempre um professor dedicado e mesmo durante o seu período de presidente em Dartmouth continuou a lecionar duas cadeiras por ano. Em 1982 regressou ao ensino a tempo inteiro, mantendo-se ativo como matemático e envolvido nas questões sobre o ensino da matemática e a utilização de computadores para esse efeito.

John Kemeny foi coautor, juntamente com Thomas Kurtz da linguagem de programação BASIC. Em 1963, Kemeny e Kurtz desejavam tornar acessível aos estudantes o uso de computadores, mas só existiam equipamentos caros e linguagens de difícil aprendizagem nessa altura. Inicialmente desenharam o primeiro sistema "time-sharing" para que um único computador pudesse simultaneamente servir vários utilizadores e, posteriormente, a linguagem BASIC para permitir a esses utilizadores a escrita de programas de forma simples.
John Kemeny morreu repentinamente no dia seguinte ao Natal de 1992 deixando um legado de peso e uma carreira irreprensível.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – John Kemeny na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-07-18 21:31:08]. Disponível em

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

Geração D

Carlos de Matos Gomes