As Crianças Adormecidas

Anthony Passeron

Ramalho Eanes Palavra que conta

Fátima Campos Ferreira

O Osso de Prata

Andrei Kurkov

hilaridade ou hilariedade?

ver mais

à última hora ou à última da hora?

ver mais

tiles ou tis?

ver mais

à parte ou aparte?

ver mais

gratuito ou gratuíto?

ver mais

2 min

Johnny Depp
favoritos

Ator norte-americano, Johnny Depp, de seu nome completo John Christopher Depp II, nasceu a 9 de junho de 1963, em Owensboro, Kentucky. Os seus pais divorciaram-se quando ele tinha quinze anos e, desde então, mudou imensas vezes de casa, desistiu do liceu e passava os dias fechado num quarto a tocar guitarra.
"Mr. Stench", a alcunha que ele próprio escolheu, teve a sua primeira oportunidade no cinema com Nightmare on Elm Street (Pesadelo em Elm Street, 1984), a que se seguiram algumas interpretações em séries televisivas e o excelente Platoon (Os Bravos do Pelotão, 1986). O papel principal em Edward Scissorhands (Eduardo Mãos de Tesoura, 1990), ao lado de Winona Rider, fez surgir uma paixão entre ambos que durou até 1993. Tatuou o nome dela no braço e quando se separaram fez que com cirurgicamente lhe retirassem algumas letras para só ficar "Wyno".
Os seus filmes seguintes tiveram a vantagem de lhe proporcionar excelentes interpretações como Axel Blackmar, em Arizona Dream (1993), o excelente Gilbert Grape, em What's Eating Gilbert Grape? (1993) e Don Juan em Don Juan de Marco (1995). Seguiram-se muitos outros filmes, entre os quais The Brave (1997), escrito e realizado por ele próprio e nomeado para a Palma de Ouro de Cannes, The Ninth Gate (A Nona Porta, 1999), Chocolat (Chocolate, 2000), Blow (2001) e From Hell (A Verdadeira História de Jack, o Estripador, 2001).
Cartaz do filme "Edward Scissorhands" (Eduardo Mãos-de-Tesoura, 1990), realizado por Tim Burton e protagonizado por Johnny Depp, Winona Ryder e Vincent Price
Juliette Binoche e Johnny Depp no filme "Chocolate" (2000), baseado na obra de Joanne Harris
Cartaz do filme "Sleepy Hollow" (A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, 1999), realizado por Tim Burton, no qual participaram Johnny Depp, Cristina Ricci, Christopher Walken e Christopher Lee, entre outros
Considerado pelas revistas People e Empire como, respetivamente, uma das 50 pessoas mais belas do mundo e uma das 100 maiores estrelas de todos os tempos, Depp foi também considerado um dos atores mais sexys da história do cinema. Os seus dois filhos são fruto da relação com a atriz Vanessa Paradis. Em 1999, ganhou o César Honorário em França.
Em 2003, foi nomeado para o Óscar de Melhor Ator pelo seu pouco ortodoxo Jack Sparrow em Pirates of the Caribbean: the Curse of the Black Pearl (Piratas das Caraíbas: a Maldição do Pérola Negra, 2003) - com sequela no Pirates of the Caribbean: Dead Man's Chest (2006), cujos efeitos visuais foram distinguidos, em 2007, com um Óscar.
Seguiram-se o thriller Secret Window (A Janela Secreta, 2004), o drama Finding Neverland (À Procura da Terra do Nunca, 2004), por cujo papel foi nomeado para o Óscar de Melhor Ator Principal, o drama Libertine (O Libertino, 2004), onde contracenou com John Malkovich, e o filme fantástico de Tim Burton Charlie and the Chocolate Factory (Charlie e a Fábrica de Chocolate, 2005), onde deu vida a Willy Wonka, o enigmático dono da mais famosa fábrica de doces do Mundo. Ainda nesse ano, voltou a trabalhar com Tim Burton ao emprestar a voz à personagem principal do filme animado A Noiva Cadáver, nomeado para o Óscar de Melhor Filme de Animação.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Johnny Depp na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-01-14 07:24:05]. Disponível em

As Crianças Adormecidas

Anthony Passeron

Ramalho Eanes Palavra que conta

Fátima Campos Ferreira

O Osso de Prata

Andrei Kurkov

hilaridade ou hilariedade?

ver mais

à última hora ou à última da hora?

ver mais

tiles ou tis?

ver mais

à parte ou aparte?

ver mais

gratuito ou gratuíto?

ver mais