Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

1 min

Jordi Savall
favoritos

Músico, maestro, professor e investigador espanhol, Jordi Savall nasceu em 1941, em Igualada, perto de Barcelona.

Aos seis anos, começou a estudar música, tendo concluído a sua formação em violoncelo no Conservatório de Música de Barcelona, em 1965. Posteriormente, iniciou estudos em música antiga, colaborando com a Ars Musicae e estudando, entre 1968 e 1970, na Schola Cantorum Basiliensis, na Suíça, onde começou a lecionar desde 1973.

Jordi Savall criou os grupos musicais Hesperion XXI (1974), para reportório de música medieval, renascentista e barroca, La Capella Reial de Catalunya (1987), para interpretação de música vocal anterior ao século XIX, e Le Concert des Nations (1989), para executar sobretudo música barroca.

Considerado um dos maiores instrumentistas de viola de gamba, Jordi Savall participa nos mais importantes festivais de música antiga e, como maestro, dirige não só os seus agrupamentos, como também orquestras de renome internacional, como a Orquestra Sinfónica da Fundação Calouste Gulbenkian, a Orquestra de Câmara de Salzburgo, a Orquestra Filarmónica Barroca de São Francisco, entre outras.

Jordi Savall gravou mais de cem álbuns e, desde 1998, criou a sua própria etiqueta discográfica, a Alia Vox, que detém todos os direitos das suas produções. O músico participou ainda na organização e execução musicais do filme de Alain Corneau, Tous les Matins du Monde (1991).

Ao longo da sua intensa carreira musical, Savall recebeu vários prémios e distinções dos quais se salienta o título de Oficial da Ordem das Artes e das Letras (1988), a Medalha de Ouro das Artes (1999) e o doutoramento Honoris Causa (2001) pela Universidade Católica de Louvaina, na Bélgica.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Jordi Savall na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-04-24 17:12:25]. Disponível em

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto