Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

Jorge Reinel
favoritos

Filho de Pedro Reinel, foi um cartógrafo de origem portuguesa, tão conceituado como o seu pai.
De data de nascimento e morte incertas, viveu no século XVI e participou nos preparativos para a viagem de Fernão de Magalhães, encontrando-se por esta razão em Sevilha no ano de 1519. Foi a esta cidade que o pai o foi buscar, sendo no entanto necessário para a vinda de Jorge que o pai acabasse um planisfério e um globo que o filho se tinha comprometido a fazer. A localização das ilhas Molucas nestes instrumentos de orientação foi a razão da disputa das ditas ilhas entre Portugal e Espanha, dando base à pretensão em que as Molucas estariam localizadas na região conferida a Espanha pelo Tratado de Tordesilhas.
Em Portugal serviu D. João III como mestre de cartas e agulhas de marear, tendo-lhe sido outorgada uma pensão anual de 10 000 reais a partir de 1528.
Na Biblioteca de Wolfenbüttel existe uma carta do Oceano Índico (1510) da sua autoria, e em Florença uma carta atlântica, de 1540. No Arquivo de Munique havia também um planisfério de 1519, desaparecido durante a Segunda Grande Guerra.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Jorge Reinel na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$jorge-reinel [visualizado em 2025-07-08 21:48:47].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix