José Lins do Rego
Romancista brasileiro, José Lins do Rego nasceu a 3 de julho de 1901, em Paraíba, e morreu em 1957, no Rio de Janeiro. A infância passada na plantação familiar marca definitivamente a sua existência e a sua ficção. Depois de uma formação em Direito, instala-se em Alagoas, onde assiste ao despontar do movimento modernista. As suas obras mais conhecidas formam "o ciclo cana-de-açúcar", baseado nas experiências e recordações de infância: Menino de Engenho (1932), Doidinho (1933), Banguê (1934), Moleque Ricardo (1935) e Usina (1936). Estes romances fazem parte da escola de realismo do Nordeste e tematicamente exploram o confronto da velha ordem feudal das plantações latifundiárias com a nova ordem instaurada pela industrialização. Fogo Morto, publicada em 1943, é considerada a sua obra-prima. Em Pedra Bonita o autor assume uma vertente fatalista, em que a hereditariedade se cumpre no destino individual, mas também coletivo. Declarando-se um escritor espontâneo e instintivo, chega a localizar nos cantadores de feira as raízes da sua arte narrativa. Descendente de "senhores do engenho", Lins do Rego soube registar intensamente, numa linguagem de poética oralidade, a vida nordestina interior através dos processos mentais de homens e mulheres representantes da diversidade étnica e social da região. Alfredo Bosi chama "narrativa memorialista" ao processo constitutivo destes romances de um mundo prestes a desagregar-se mas cheio de pessoas que persistem na fruição de "um tempo sem amanhã".
Partilhar
Como referenciar
José Lins do Rego na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$jose-lins-do-rego [visualizado em 2026-06-25 03:39:59].
Outros artigos
-
AlagoasO estado de Alagoas fica na região Nordeste do Brasil. Faz fronteira com os estados de Pernambuco a ...
-
DireitoA palavra direito deriva etimologicamente de ius rectum, que significa "aquilo que é justo", o Direi...
-
Rio de JaneiroCapital do estado brasileiro do Rio de Janeiro. Situa-se à entrada da vasta baía da Guanabara. A baí...
-
ParaíbaO estado de Paraíba fica no Nordeste do Brasil e as fronteiras estaduais são a norte com o Rio Grand...
-
Vo Nguyen GiapPolítico vietnamita pró-comunista, nascido em 1912, é natural da Província de Quangbinh, foi general
-
William GibsonEscritor canadiano, William Ford Gibson nasceu a 17 de março de 1948, nos Estados Unidos da América,
-
Gershom SholemErudito judeu, nasceu em 1897 e morreu em 1982, dedicou grande parte da sua vida à investigação da m
-
GiambolognaFamoso escultor maneirista italiano do século XVI, Jehan Boulogne nasceu em 1529, em Douai, e morreu
-
James Jerome GibsonPsicólogo norte-americano, James Jerome Gibson nasceu em 1904, em Nova Iorque, e morreu em 1979, em
-
Giacomo PucciniCompositor italiano, Giacomo Antonio Domenico Puccini nasceu em 1858, em Lucca, na Toscana, em Itáli
Partilhar
Como referenciar 
José Lins do Rego na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$jose-lins-do-rego [visualizado em 2026-06-25 03:39:59].