José Nicolau Raposo Botelho
Militar e publicista português, José Nicolau Raposo Botelho nasceu a 20 de julho de 1850, no Porto.
Como voluntário, integrou o Exército, sendo colocado no Batalhão de Caçadores no Porto. Concluiu o curso da Escola do Exército e, progressivamente, alcançou o generalato, em 1908. O militar desempenhou várias outras funções: foi docente na Escola do Exército, no Real Colégio Militar, no Liceu Central e na Escola Normal do Porto, foi diretor do Real Colégio Militar (1904-1910), vogal do Supremo Conselho de Defesa nacional, diretor da Revista Militar (1900-1910) e ministro de Guerra (1910).
Para além de algumas traduções, Raposo Botelho publicou obras sobre temas histórico-militares e sobre o ensino, tais como Curso Elementar de Tiro (1878), História Universal - Cronologia Histórica (1880), Princípios de Álgebra (1883), Curso de Geografia (1898) e Tratado Completo de Aritmética Prática (1906).
José Nicolau Raposo Botelho faleceu a 24 de fevereiro de 1914, em Lisboa.
-
LisboaAspetos geográficos Cidade, capital de Portugal, sede de distrito e de concelho. Localiza-se na Regi...
-
PortoAspetos geográficos Cidade, sede de concelho e capital de distrito, localiza-se na Região Norte (NUT...
-
Mestre MachimLavrante francês do século XVI. Notabilizou-se em Portugal enquanto autor de arte eclesiástica. Em 1
-
Salgueiro MaiaMilitar português, Fernando José Salgueiro Maia nasceu a 1 de julho de 1944, em Castelo de Vide, e m
-
Manuel Sobrinho SimõesInvestigador e professor de Medicina, nasceu a 8 de setembro de 1947, no Porto. Em 1971 conclui a li
-
Pedro LyncePolítico português, Pedro Lynce Faria nasceu em 1943, em Lisboa. Na sua juventude dividiu-se entre o
-
Luiz PachecoEscritor português, Luiz José Machado Gomes Guerreiro Pacheco nasceu a 7 de maio de 1925, em Lisboa,
-
Lobo XavierJurista e professor catedrático português nascido em 1932 e falecido em 1992. Da sua obra destaca-se
-
Leite PereiraPolítico, jornalista e teólogo português, Domingos Leite Pereira nasceu a 19 de setembro de 1882, em
-
Liberato PintoMilitar e político português, Liberato Damião Ribeiro Pinto nasceu a 29 de setembro de 1880 e faleci