Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

Joshua Reynolds
favoritos

Pintor inglês, mais célebre do seu tempo, nasceu a 16 de julho de 1723, em Plympton, Devon, e foi aluno de um retratista popular em Londres, Thomas Hudson. Teve a oportunidade de viajar até Roma, e aí estudou os grandes mestres italianos durante três anos. Voltou a Londres em 1752, onde os seus retratos de mulheres e crianças atingiram rapidamente sucesso.
Tornou-se o pintor da moda entre as famílias distintas. Pintou Nelly O'Brien (1760-62), Lady Sarah Bunbury (1765) e muitos outros quadros. O seu estilo conservou a influência de Michelangelo Buonarroti e de Rubens. Foi presidente da Academia Real, recentemente formada, e em 1769 foi armado Cavaleiro pelo rei Jorge III.

Durante cerca de vinte anos aplicou-se a formular as suas conceções sobre a arte num livro a que chamou Discourses. Recebeu o grau de Doutor Honoris Causa da Universidade de Oxford, e o título de Sir, e as suas ideias tornaram-se um modelo para várias gerações de artistas ingleses e americanos. Retratou Sarah Siddons em Musa da Tragédia em 1784, a melhor das suas obras. Veio a falecer em Londres em 1792.

"Autorretrato", óleo sobre tela de Joshua Reynolds, 1780
"A Condessa Spencer e sua Filha Georgiana", de Joshua Reynolds. Óleo sobre tela, 1760-61
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Joshua Reynolds na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$joshua-reynolds [visualizado em 2025-07-08 09:38:22].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix