Juan Manuel Fangio
Piloto de automóveis argentino, nasceu em 1911 e morreu em 1995, dominou as corridas dos anos 50 ao vencer os campeonatos do mundo em 1951, 1954, 1955, 1956 e 1957.
Ganhou o título mundial de pilotos por quatro marcas: Alfa Romeo, Mercedes-Benz, Ferrari e Maserati.
Filho de uma família humilde, Fangio deixou os estudos ainda muito novo e começou a trabalhar como mecânico. Aos 18 anos teve a sua primeira experiência numa corrida. Em 1934, começou a participar em corridas nos circuitos argentinos, que na época eram considerados muito perigosos. Em 1940 e em 1941, sagrou-se campeão argentino. A sua vontade de viajar para a Europa teve que esperar, devido à Segunda Guerra Mundial.
Em 1947, finalmente rumou ao continente europeu com o apoio do governo do seu país. Apesar da sua imagem algo tímida e voz baixa, Fangio impôs-se e demonstrou toda a sua habilidade.
Em 1950, ano de estreia da Fórmula 1, Fangio classificou-se em 2.º lugar no campeonato ao volante de um Alfa Romeo. No ano seguinte, Fangio bateu a concorrência e sagrou-se campeão do mundo pela primeira vez. Em 1952, Fangio trocou a Alfa Romeo, que se havia retirado, pela Maserati, contudo teve um grave acidente, em Monza, que o afastou da competição quase dois anos.
Em 1954, Fangio trocou a Maseratti pela Mercedes e voltou a vencer o campeonato, ano em que conseguiu sempre a pole-position e venceu oito das dez corridas. Este foi o primeiro de quatro títulos mundiais consecutivos para Fangio. No ano seguinte, ainda na Mercedes, para além de vencer o mundial de pilotos, fez uma dupla mítica com o jovem Stirling Moss, que o considerava um ídolo.
Após um incidente em Le Mans, a Mercedes retirou-se e Fangio rumou à Ferrari, onde conquistou mais um título, que para muitos foi considerado como o seu melhor. Após o sucesso na Ferrari, o argentino voltou à Maserati e conquistou o seu último título.
Em 1958, após algumas corridas, Fangio retirou-se, considerando que nada mais tinha a provar. O seu recorde de cinco títulos durou quase 50 anos, sendo apenas batido por Michael Schumacher.
Fangio considerava Jim Clark e Ayrton Senna os pilotos que mais se aproximaram das suas capacidades. Diz-se que Fangio, já afetado pela doença, chorou muito quando soube da morte de Senna, um piloto que, indubitavelmente, admirava.
-
Jim ClarkCorredor de automóveis escocês, James Clark nasceu a 14 de março de 1936 em Kilmaddy, Fife, Escócia....
-
Michael SchumacherCorredor de automóveis nascido a 3 de janeiro de 1969, em Huerth-Hermuehlheim, na Alemanha. Michael ...
-
MaseratiA Maserati, marca italiana de automóveis desportivos, teve a sua génese no início do século por inic...
-
FerrariA Scuderia Ferrari foi fundada em Modena, em Itália, em 1929, por Enzo Ferrari, com o propósito de d...
-
Le MansO circuito das 24 Horas de Le Mans está situado a Sul da cidade de Le Mans, a capital da região fran...
-
Alfa RomeoA história da marca de automóveis italiana Alfa Romeo começou em 1906 com a fundação, em Milão, da S...
-
Fórmula 1Desde a invenção do automóvel que se começaram a criar competições. A primeira corrida de que há reg...
-
Segunda Guerra MundialA Segunda Guerra Mundial foi gerada a partir dos erros e imperfeições do Tratado de Versalhes, pelos...
-
EuropaÉ o segundo continente mais pequeno, a seguir à Oceânia, e tem uma área de 10 400 000 km2. Faz parte...
-
Mercedes-BenzA Mercedes-Benz nasceu da fusão de duas companhias de automóveis: a Daimler Motoren Gesellschaft e a...