Junta dos Três Estados
A criação da Junta dos Três Estados faz parte de um conjunto de organismos nascidos da vontade que D. João IV teve de renovar o Estado na sequência da restauração da independência portuguesa.
Juntamente com o Conselho de Guerra e o Conselho Ultramarino, a Junta dos Três Estados completava o grupo de órgãos de aconselhamento do monarca.
A sua ação tinha um poder vigilante em relação à governação monárquica, controlando-a e velando para que se não verificassem exageros decorrentes de um poder absolutista. Os ocupantes da Junta dos Três Estados eram recrutados entre membros da nobreza e da burguesia, deixando transparecer o esforço de D. João IV para renovar e elevar os membros da nobreza, aos quais tradicionalmente estaria destinado um papel de segundo plano, como é o caso dos filhos segundos e de fidalgos cujo nome não estava associado à alta nobreza.
A Junta dos Três Estados foi criada em 1641, por imposição das Cortes, devido à necessidade de desenvolver atividades de fiscalização de assuntos respeitantes à guerra e à administração. As funções da Junta dos Três Estados viriam a ter uma importância crucial durante o período de guerra subsequente à Restauração.
-
RestauraçãoEm 1580, o reino de Portugal passou a estar unido ao reino de Espanha por união dinástica. Filipe I ...
-
D. João IVMonarca português, nasceu em Vila Viçosa a 19 de março de 1604 e a partir de 29 de outubro de 1630 t...
-
Conselho UltramarinoÓrgão de administração colonial criado por D. João IV a 14 de julho de 1643, visando restaurar o Con...
-
EstadoDo ponto de vista filosófico, a noção de Estado consiste na existência de um conjunto de instituiçõe...
-
Biblioteca NacionalA Biblioteca Nacional portuguesa foi criada a 29 de fevereiro de 1796, com o nome de Real Biblioteca
-
Aviação Naval PortuguesaAntecedente histórico da Força Aérea Portuguesa, que foi formada em 1952 como ramo das Forças Armada
-
Bloco de Esquerda (BE)O Bloco de Esquerda é uma formação política resultante do acordo que conduziu à coligação de movimen
-
Associação Industrial PortuguesaAs associações comerciais e industriais, instituídas para promulgar e defender medidas favoráveis a
-
Banco de PortugalEntidade bancária estatal responsável pela emissão de moeda e por um conjunto de intervenções regula
-
Ordem de AvisOrdem militar e religiosa instituída em 1162 por D. Afonso Henriques e derivada da Ordem de Calatrav