MOMENTOS WOOK - 20% de desconto em todos os livros

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

Geração D

Carlos de Matos Gomes

1 min

Karl Rove
favoritos

emptyPolítico norte-americano, Karl Christian Rove, nascido a 25 de dezembro de 1950, em Denver, no Colorado, foi um dos principais assessores políticos e conselheiros do presidente George W. Bush.
Rove, que viveu no Colorado, Utah e Nevada, tornou-se republicano aos nove anos, depois de assistir a uma debate entre o democrata John F. Kennedy e Richard Nixon.
Rove iniciou a sua carreira política na década de 70, quando chegou à presidência dos universitários republicanos, numa altura em que George Bush presidia ao Partido Republicano. Em 1980, Bush contratou Rove para o ajudar na sua caminhada para a presidência. A partir daí, iniciou uma carreira de sucesso de consultor político, trabalhando essencialmente para os republicanos.
Em 1993, tornou-se conselheiro do filho de George Bush, George W. Bush, na altura em que se candidatou ao cargo de governador do Texas. Bush ganhou as eleições em 1994, feito que repetiu em 1998, novamente com a ajuda de Rove.
Karl Rove foi o principal responsável pelas campanhas eleitorais de 2000 e 2004 que levaram George W. Bush à presidência dos Estados Unidos da América em dois mandatos consecutivos. O político de Denver tornou-se, entretanto, conselheiro do presidente e, no início do segundo mandato, chefe-adjunto do gabinete de Bush na Casa Branca. Coordenava então a maior parte da política da Casa Branca, tanto em assuntos internos como internacionais.
Em abril de 2006, deixou de ter esta responsabilidade para se concentrar na política eleitoral, nomeadamente para preparar as eleições intercalares para o congresso. No entanto, quando estas tiveram lugar em novembro desse ano, o seu partido acabou por perder o domínio do congresso.
Posteriormente, Rove foi associado a um caso de fuga de informação relativamente à identidade de um agente secreto da CIA, o que é considerado crime.
Karl Rove abandonou o seu cargo em agosto de 2007, alegando que pretendia dedicar mais tempo à família. No entanto, a sua saída foi considerada uma decisão de Bush na tentativa de reconquistar eleitorado, já que as sondagens indiciavam os mais baixos índices de popularidade de sempre.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Karl Rove na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-07-21 13:58:04]. Disponível em
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Karl Rove na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-07-21 13:58:04]. Disponível em

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

Geração D

Carlos de Matos Gomes