Geração D

Carlos de Matos Gomes

Amar em caso de emergência

Vera dos Reis Valente

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe

1 min

Karl Schwarzschild
favoritos

Astrónomo e físico teórico alemão, Karl Schwarzschild nasceu a 9 de outubro de 1873 em Frankfurt e estudou em Estrasburgo e Munique. Filho mais velho de Henrietta Sabel e Moses Martin Schwarzschild foi o primeiro da família a mostrar interesse pela ciência e a tornar-se cientista.

Em 1900, tinha já sugerido que, possivelmente, a geometria do espaço não estava em conformidade com os princípios euclidianos (16 anos antes da publicação da teoria geral da relatividade de Albert Einstein). Mais tarde deu a primeira solução exata para as equações de campo de Einstein e publicou um artigo no qual atribuía um limite mínimo para o raio de curvatura do espaço.
Foi o primeiro a colocar uma placa fotográfica num telescópio e a medir densidades com um fotómetro, tendo desenhado e construído alguns dos seus instrumentos. Em 1902 foi nomeado professor em Gotingen e diretor do observatório. A partir de 1909 dirigiu o Observatório de Astrofísica em Potsdam.

Inventou um interferómetro com múltiplas fendas e usou-o para medir a separação de sistemas duplos muito próximos. Durante um eclipse total do Sol, em 1905, obteve espetrogramas que lhe forneceram informações sobre a composição química de várias regiões a diferentes altitudes na atmosfera solar. Mais tarde desenhou um espetrógrafo com o objetivo de determinar de uma forma mais rápida e fiável a velocidade radial das estrelas.

Schwarzschild introduziu o conceito de equilíbrio radioativo em astrofísica e foi provavelmente o primeiro a compreender como tal processo era importante na transferência de energia em atmosferas estelares. Em 1906, publicou o seu trabalho em transferência de energia na superfície do Sol.

No entanto, a sua grande contribuição para a astronomia foi ter previsto a existência de estrelas colapsadas que não emitiriam radiação e ter calculado o raio do horizonte de acontecimentos, que é denominado raio de Schwarzschild. Essas estrelas são os chamados buracos negros.
Morreu a 11 de maio de 1916 em Potsdam, na Alemanha.

Karl Schwarzschild, físico e astrónomo alemão
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Karl Schwarzschild na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-06-22 09:54:39]. Disponível em

Geração D

Carlos de Matos Gomes

Amar em caso de emergência

Vera dos Reis Valente

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe