As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

As Crianças Adormecidas

Anthony Passeron

1 min

Karlheinz Stockhausen
favoritos

Compositor e teórico musical alemão, nasceu a 22 de agosto de 1928, em Colónia, e faleceu a 5 de dezembro de 2007, em Kürten.
Perdeu os pais, por altura da Segunda Guerra Mundial, e ganhou a vida durante os tempos de estudante como músico em bares.
Estudou Música, Literatura e Filosofia na Universidade de Colónia, onde foi Professor de Composição, e Fonética e Comunicações na Universidade de Bonn.
Nos primeiros anos da década de 50 estudou em Paris com artistas de renome como Olivier Messiaen, Pierre Boulez e Iannis Xenakis. Na década seguinte, fez parte do movimento Fluxus, tendo trabalhado com os músicos Nam June Paik e Allen Ginsberg.
Recebeu vários prémios e distinções, entre eles, Doutor Honoris Causa pela Universidade Livre de Berlim e pela Queen's University de Belfast, a Medalha de Mérito Alemã de 1.ª classe, a Medalha Picasso da Unesco e o Polar Music Prize.
Stockhausen é uma das personagens de referência da música contemporânea, sobretudo na sua vertente eletrónica. As suas composições são caracterizadas por uma exploração complexa do contraponto, uma grande liberdade rítmica, dissonância e efeitos percussivos, incentivando a utilização do improviso por parte dos executantes. Gruppen, de 1959, é um exemplo marcante da sua obra.

Karlheinz Stockhausen, compositor e teórico musical alemão
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Karlheinz Stockhausen na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-03-24 13:46:52]. Disponível em

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

As Crianças Adormecidas

Anthony Passeron