Geração D

Carlos de Matos Gomes

Amar em caso de emergência

Vera dos Reis Valente

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe

1 min

Kelly Slater
favoritos

Surfista norte-americano nascido a 11 de fevereiro de 1972, na Praia de Cocoa, na Flórida.
Slater cresceu na Praia de Cocoa e desde criança deu muita atenção ao desporto, principalmente ao surf. Apesar de todo o tempo que dedicava à modalidade, conseguiu fazer o ensino superior com bom aproveitamento.
Kelly nunca conheceu o pai e a mãe teve muitas dificuldades para o sustentar a ele e ao irmão. Quando o jovem surfista se tornou profissional, em 1990, uma das primeiras coisas que fez com o dinheiro ganho foi pagar o empréstimo da casa de família.
Mas antes de surgir o profissionalismo, Slater, até aos 20 anos, ganhou vários troféus, pois conquistou por seis vezes o título da Associação de Surf do Leste e quatro títulos nacionais norte-americanos. Paralelamente, Kelly e o seu irmão Sean Slater começaram a ser conhecidos por aparecerem numa série de anúncios publicitários.
Em 1991 Kelly veio citado na revista norte-americana People como uma das 50 pessoas mais belas do Mundo e foi a partir desta altura que começou a ser conhecido do grande público.
No ano seguinte, com vinte anos, o desportista da Flórida ganhou o Campeonato do Mundo de Surf profissional, logo no ano em que pela primeira vez fez o circuito mundial completo. Foi o mais jovem atleta de sempre a conseguir alcançar esse feito.
Slater repetiu o triunfo em 1994, 1995, 1996, 1997 e 1998, sendo o primeiro surfista de sempre a ganhar este título por cinco vezes consecutivas. Por isso, foi considerado o melhor surfista de todos os tempos. Em paralelo, foi quem mais prémios monetários somou em toda a história da modalidade.
Entretanto, em 1997, Kelly Slater tinha participado como ator na série televisiva "Marés Vivas", que fez muito sucesso em Portugal. Ao longo de um ano, Slater desempenhou o papel do também surfista Jimmy Slade. Por essa altura, gravou um disco como elemento do grupo "The Surfers", que fez uma digressão pelos Estados Unidos da América.
A partir de 1999, Kelly Slater deixou de participar regularmente no circuito mundial. De qualquer forma, no final desse ano participou e ganhou uma prova no Hawai, fazendo o mesmo em 2000, noutra aparição esporádica.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Kelly Slater na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-05-26 13:51:54]. Disponível em

Geração D

Carlos de Matos Gomes

Amar em caso de emergência

Vera dos Reis Valente

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe