Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

Ladrões de Bicicletas
favoritos

Drama italiano realizado em 1948 por Vittorio De Sica e interpretado por Lamberto Maggiorani, Enzo Staiola, Lianella Carell e Elena Altieri, entre outros. Intitulado no original Ladri di Biciclette, foi escrito por Cesare Zavattini, Vittorio De Sica, Oreste Biancoli, Suso Cecchi d'Amico, Adolfo Franchi, Gherardo Gherardi e Gerardo Guerrieri, a partir de uma história de Cesare Zavattini que, por sua vez, adaptou um romance de Luigi Bartolini. Trata-se de um grande clássico, verdadeiro emblema da corrente cinematográfica fundamental que ficou conhecida por Neorrealismo, que teve que ser produzido por De Sica e um grupo de amigos, dado não ter conseguido financiamento suficiente de outras entidades.
O filme inicia-se com um plano em que uma multidão espera por anúncios de emprego em frente a uma agência governamental, rotina quase sempre mal-sucedida. Contudo, um desses desempregados, Antonio Ricci (Lamberto Maggiorani), é selecionado para um trabalho que consiste em pendurar posters pela cidade. O problema é que o trabalho exigia uma bicicleta e ele tinha vendido a sua há tempos para tentar sustentar a sua família. Sem alternativas, Antonio e a sua mulher Maria (Lianella Carell) regressam à loja de penhores para tentar resgatar a bicicleta, trocando-a por alguns dos seus pertences remanescentes. Logo no seu primeiro dia de trabalho, a bicicleta é roubada. Desesperado, Antonio vasculha a cidade com o seu filho Bruno (Enzo Staiola) em busca da ansiada bicicleta. É essa busca através dos mais variados locais que centraliza toda a narrativa.
Com uma premissa que é quase um faitdivers, a história transforma-se, contudo, numa tocante viagem à condição humana. Filmado em exteriores na Itália do pós-guerra, com atores não profissionais, o filme ancora-se no suspense sobre o encontro da bicicleta, mas expande-se para um conto sobre o desespero, a esperança, a perda e a redenção, recheado de sequências belíssimas na sua eloquência. Fazendo o retrato da sociedade italiana da época (com a crise económica, o desemprego, a miséria), o filme é também uma peregrinação trágica em que se fortalecem os laços entre um pai e um filho.
Estreado em Portugal a 20 de novembro de 1950, Ladrões de Bicicletas obteve diversos prémios. Destacam-se o Óscar para o Melhor Filme Estrangeiro (foi também nomeado para Melhor Argumento), assim como o Globo de Ouro na mesma categoria.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Ladrões de Bicicletas na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$ladroes-de-bicicletas [visualizado em 2025-07-11 10:35:51].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix