Landão (ou Lando)
Papa italiano, também denominado Lando, era filho de Taino, um conde lombardo, e nasceu em Sabina (São Salvador de Fornovo).
O seu pontificado foi de curta duração, não chegando a um ano sequer, de julho/agosto 913 a fevereiro/ março de 914. Eleito no seio de várias intrigas de seitas, o seu poder político não foi de grande relevância. Morreu de forma misteriosa, tendo no entanto conseguido apaziguar temporariamente algumas lutas internas na Igreja.
Partilhar
Como referenciar
Landão (ou Lando) na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$landao-(ou-lando) [visualizado em 2026-07-28 14:24:23].
Outros artigos
-
Huldrich ZwingliHomem religioso suíço, nasceu em 1484, em Wildhaus, cantão de Sankt Gallen, foi o principal líder da
-
S. HipólitoAntipapa originário do Oriente (Alexandria), foi discípulo de Santo Ireneu e tornou-se o primeiro an
-
Honório IIIPapa italiano, cardeal bispo de Albano, localidade de onde era natural, contava já uma respeitável i
-
Pedro HispanoÚnico papa português, nasceu entre 1210 e 1220, em Lisboa, e morreu em 1277, em Viterbo, Pedro Juliã
-
Leão IPapa Leão I, desconhece-se a data do seu nascimento, mas faleceu em 461. Papa entre 440 e 461, o seu
-
Honório IPapa italiano, nascido no seio de uma importante e abastada família romana, nasceu na Campânia e era
-
Honório IIEste (anti)papa foi eleito pelos bispos antirreformistas, a pedido da nobreza romana, para suceder a
-
S. HormisdasPapa italiano, nascido em Frosinone (Lácio), opôs com firmeza as suas posições às do imperador do Or
-
S. Pascoal IPapa italiano, era abade do mosteiro de São Estêvão e natural de Roma, cidade em que fomentou a cria
-
S. Marcos IPapa de origem romana e filho de Prisco, era um presbítero com largos poderes eclesiásticos já antes
Partilhar
Como referenciar 
Landão (ou Lando) na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$landao-(ou-lando) [visualizado em 2026-07-28 14:24:23].