Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

1 min

Lee Friedlander
favoritos

Fotógrafo norte-americano nascido em 1934, em Aberdeen, Washington. Estudou fotografia no Los Angeles Art Center de 1953 a 1955, e no ano seguinte começou a ganhar a vida fotografando músicos de jazz para capas de discos.
Influenciado por fotógrafos como E. Atget, W. Evans e R. Frank, as fotografias de Friedlander retratam o modo de vida americano, principalmente o das grandes cidades e dos seus subúrbios, recorrendo frequentemente ao autorretrato para ilustrar a sua própria vivência.
O seu trabalho foi apresentado numa mostra coletiva, com D. Arbus, entre outros, no M.O.M.A. (Museum Of Modern Art) de Nova Iorque, numa exposição denominada New documents.
Em meados dos anos 60 inicia o seu trabalho sobre monumentos americanos. Neste trabalho (American Monument - 1976) a influência de W. Evans é notória pela frieza com que as imagens são executadas.
Friedlander foi bolseiro da Fundação Guggenheim em 1960, 1962 e 1977.
Durante os anos 70 fotografa flores e paisagens, imagens que viriam a ser publicadas em 1981. A nova forma de "olhar" de Friedlander torna visível um mundo que parece irreconhecível ao homem comum.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Lee Friedlander na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$lee-friedlander [visualizado em 2025-06-18 23:16:06].

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac