As Crianças Adormecidas

Anthony Passeron

Ramalho Eanes Palavra que conta

Fátima Campos Ferreira

O Osso de Prata

Andrei Kurkov

1 min

LEGO®
favoritos

Fundada pelo dinamarquês Ole Kirk Christiansen em 1932, a fábrica de brinquedos só adquire o nome LEGO® em 1934, tendo sido oficialmente registado apenas em 1954. Dedicava-se inicialmente ao fabrico de brinquedos, entre outros utensílios, em madeira. Só em 1947, quando investiu numa máquina de fazer moldes, é que começou a trabalhar com plástico, ainda que não pondo de parte a madeira.

As precursoras das famosas peças de construção da LEGO® surgiram em 1949, mas foram comercializadas apenas na Dinamarca. Só em 1959 foi patenteada a invenção do sistema de encaixe, ainda hoje utilizado nestes brinquedos, que permite um número elevado de combinações de peças.

Peças LEGO®
O ano de 1960 foi marcado por um incêndio num armazém de brinquedos de madeira, após o qual a empresa decidiu dedicar-se inteiramente à produção de brinquedos de plástico, que para além de serem mais leves podiam ter cores mais sugestivas. Ao longo dos tempos a LEGO® foi desenvolvendo vários jogos de peças para construção, desde comboios, a castelos e robots, entre muitos outros. Um dos jogos mais famosos é a Legoland®, que dá a possibilidade de construir uma cidade inteira.

Estes brinquedos tornaram-se um grande sucesso mundial. São alvo de vários concursos internacionais e de exposições de esculturas que atingem grandes proporções.

Para além disso, existem três grandes espaços, um na Dinamarca, outro nos Estados Unidos da América e outro na Inglaterra, chamados Legoland®, para quem quiser ver em grande escala construções feitas de peças de LEGO®, representando castelos, paisagens e monumentos de várias partes do mundo.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – LEGO® na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-01-25 00:22:33]. Disponível em

As Crianças Adormecidas

Anthony Passeron

Ramalho Eanes Palavra que conta

Fátima Campos Ferreira

O Osso de Prata

Andrei Kurkov