Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

1 min

lei da Atração Universal
favoritos

A lei da Atração Universal ou também designada por lei da Gravitação Universal foi enunciada em 1682 pelo físico e matemático inglês Isaac Newton. Para a formulação desta lei, Newton baseou-se nos trabalhos realizados pelo astrónomo alemão Johannes Kepler sobre o movimento dos planetas e nos trabalhos desenvolvidos pelo físico e astrónomo italiano Galileu Galilei sobre a queda dos corpos (gravidade).
A gravitação é uma propriedade da matéria que se manifesta como uma força, a qual é designada por gravidade ou força de atração gravitacional.
A força de atração gravitacional é uma força de atração que se exerce entre dois corpos, devido ao facto de esses corpos possuírem uma certa massa.
Newton verificou que esta força é tanto maior quanto maior for a massa dos corpos para a mesma distância e, tanto maior, quanto menor for a distância entre os mesmos corpos.
Calcula-se através da lei da Atração Universal usando a expressão matemática:

onde G é a constante de gravitação cujo valor é de 6,672 x10-11N m2/kg2 no sistema internacional de unidades, m1 e m2 as massas de cada um dos corpos em quilogramas (kg), d a distância entre os dois corpos em metros (m) e F a força de atração gravitacional em newton (N).
A lei pode ser enunciada da seguinte forma: a força de atração universal entre dois corpos é diretamente proporcional ao produto das suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre eles.
Na prática, torna-se difícil de provar a existência desta força de atração. No entanto, é compreensível por que razão um lápis que se segura na mão e for largado, logo cai para a Terra. É que a Terra é muito maior do que a pessoa que segura o lápis e então, a força de atração gravitacional que a Terra exerce no lápis é muito mais intensa do que a força que a pessoa exerce sobre este. Por este facto, o lápis cai para a Terra e não para a pessoa.
Pode-se então concluir que, apesar da força de atração gravitacional se exercer entre todos os corpos, ela só é apreciável para corpos com grandes massas e que não estejam muito afastados.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – lei da Atração Universal na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-04-21 05:22:33]. Disponível em

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto