Lenda da Dama do Pé de Cabra
D. Diogo Lopes, nobre senhor da Biscaia, caçava nos seus domínios, quando foi surpreendido por uma linda mulher que cantava. Ofereceu-lhe o seu coração, as suas terras e os seus vassalos se com ele se casasse. A dama impôs-lhe como única condição a de ele nunca mais se benzer.
Só tempos mais tarde, já no seu castelo, D. Diogo se apercebeu que a dama tinha um pé forcado, como o de uma cabra. Não obstante, viveram muitos anos felizes e tiveram dois filhos: Inigo Guerra e Dona Sol.
Um dia, depois de uma boa caçada, D. Diogo premiou o seu grande alão com um osso, mas a podenga preta de sua mulher matou o cão para se apoderar do pedaço de javali. Surpreendido com tal violência, D. Diogo benzeu-se. A Dama de Pé de Cabra deu um grito e começou a elevar-se no ar, com a sua filha Dona Sol, saindo ambas por uma janela para nunca mais serem vistas.
Com o desgosto, D. Diogo decidiu ir guerrear os mouros durante anos, acabando por ficar cativo em Toledo. Sem saber como resgatar o pai, D. Inigo resolveu procurar a mãe, que se tornara, segundo uns, numa fada, segundo outros, numa alma penada. A Dama de Pé de Cabra decidiu ajudar o filho, dando-lhe um onagro, uma espécie de cavalo selvagem, que o transportou a Toledo.
Aí, o onagro abriu a porta da cela com um coice e pai e filho cavalgaram em fuga, mas, no caminho, encontraram um cruzeiro de pedra que fez o animal estacar. A voz da Dama de Pé de Cabra instruiu o onagro para evitar a cruz. Ao ouvir aquela voz, depois de tantos anos e sem saber da aliança do filho com a mãe, D. Diogo benzeu-se, o que fez com que o onagro os cuspisse da cela, a terra tremesse e abrisse, deixando ver o fogo do Inferno, que engoliu o animal. Com o susto, Pai e filho desmaiaram.
D. Diogo, nos poucos anos que ainda viveu, ia todos os dias à missa e todas as semanas se confessava. Já D. Inigo nunca mais entrou numa igreja e crê-se que tinha um pacto com o Diabo, pois, a partir de então, não havia batalha que não vencesse.
-
CabraA Cabra é o oitavo signo do Zodíaco chinês, a que correspondem os seguintes anos: 1991, 1979, 1967, ...
-
ToledoCidade histórica da Espanha considerada Património Mundial em 1986. Banhada pelo Tejo, situa-se na C...
-
SolAs suas características físicas fazem do Sol uma estrela de médias dimensões: é uma estrela anã da c...
-
Lenda da NazaréA lenda da imagem de Nossa Senhora da Nazaré remonta a tempos antigos. Conta-se que o monge grego Ci
-
Lenda da Princesa FátimaFátima era uma jovem e bela princesa moura, filha única do emir. Este escondia-a dos olhos dos homen
-
O Milagre da Sª. do MonteNos primeiros tempos da colonização da ilha da Madeira, havia uma ribeira de água límpida e abundant
-
Lenda da Maldição de NaubeaNo dia em que Duarte Pacheco Pereira aportou em Cochim, nos princípios do século XVI, corria a notíc
-
Lenda da Fonte da MouraConta a lenda que, em tempos, um grupo de cavaleiros liderado por D. Afonso Henriques, viajava já há
-
Lenda da Noite de S. SilvestreSegundo diz a lenda, existia no oceano Atlântico, há muitos anos, uma ilha fabulosa, a Atlântida. Ar
-
Lenda da Serra da Estrela ou do Pastor e da EstrelaEsta é a história de um pastor pobre que vivia numa aldeia triste e tinha por única companhia um cão