Lenda das Obras de Santa Engrácia
Diz a lenda que Simão Pires, um cristão-novo, cavalgava todos os dias até ao convento de Santa Clara para se encontrar às escondidas com Violante. A jovem tinha sido feita noviça à força, porque o seu pai não estava de acordo com o amor de ambos.
Um dia, Simão pediu à sua amada para fugir com ele. Na data combinada, no entanto, foi acordado pelos homens do rei, que o vinham prender acusando-o do roubo das relíquias da igreja de Santa Engrácia, situada muito perto do convento.
Para não comprometer Violante, Simão não quis revelar a razão porque havia sido visto no local. Apesar de invocar repetidamente a sua inocência, Simão foi preso e condenado à morte na fogueira.
A cerimónia da execução teve lugar junto da nova igreja de Santa Engrácia, cujas obras já haviam começado. Quando as labaredas envolveram o corpo de Simão, este gritou que era tão certo morrer inocente como aquelas obras nunca mais acabarem.
Certo é que as obras da igreja iniciadas à época da execução de Simão pareciam nunca mais terminar. De tal forma, que o povo se habituou a comparar tudo aquilo que parece não ter fim às obras de Santa Engrácia.
-
A Moura do Castelo de TaviraAben-Fabila era o governador mouro da cidade de Tavira. Quando esta foi conquistada pelos cristãos,
-
O Lidador ou a Lenda da Porta da TraiçãoO cerco do exército português à fortaleza de Óbidos, dominada pelos mouros, durava já há cerca de do
-
A AbóbadaEsta lenda teve lugar na época de construção do Mosteiro da Batalha. O arquiteto do mosteiro chamava
-
Lenda de Osíris e a origem do EgitoOsíris era filho de Geb, a Luz, e Nut, a Noite, e nasceu em Tebas, no Alto Egito. No momento do seu
-
A ilha de S. BrandãoA lenda da Ilha de S. Brandão, transmitida oralmente, tornou-se popular, aproximadamente, a partir d
-
A Ilha dos AmoresO mito da Ilha dos Amores é contado por Luís de Camões, nos Cantos IX e X d'Os Lusíadas. Nestes cant
-
A Morte do LidadorDiz a lenda que Gonçalo Mendes da Maia, nomeado Lidador pelas muitas batalhas ganhas contra os Mouro
-
A Raiva do AlvaA localidade de Pombeiro da Beira tem na sua história uma disputa entre três rios: o Mondego, o Alva
-
A Cura do InfanteHá muito tempo atrás, durante a invasão moura na região de Viseu, a imagem de Nossa Senhora de Cárqu
-
A Truta da RainhaVítima de uma intriga, Aragúncia, rainha de Aragão, foi injustamente acusada de favorecer com as sua