Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

2 min

Lexus
favoritos

A marca japonesa Lexus foi fundada em 1987 pela Toyota para criar uma nova porta de entrada no mercado norte-americano. Foi a forma encontrada pela Toyota para fazer frente a marcas alemãs, inglesas e norte-americanas no segmento de automóveis de luxo. A decisão já tinha sido tomada no verão de 1983 no decurso de uma reunião secreta na Toyota. Dois anos depois, equipas de trabalho foram para os Estados Unidos da América para estudar as necessidades do mercado local e para desenhar os novos modelos.

Em 1986 o carro começou a ser testado em circuito na Alemanha e, no ano seguinte, em estradas norte-americanas.
O primeiro Lexus lançado no mercado dos Estados Unidos da América, em 1989, foi uma versão melhorada do Toyota Camry V6, que ganhou a denominação LS400. Ao mesmo tempo surgiu o ES250. A operação de marketing resultou e a marca japonesa alcançou boas vendas, sendo imitada pela Honda com a denominação Acura e pela Nissan, que formou a Infinity.

Lexus Spice WSC
Em 1990, a Lexus passou a ser vendida também no mercado britânico, através de um único modelo, o LS400, que foi um enorme sucesso, graças ao motor de que estava dotado, um V8 de 4000cc, à uma caixa de velocidades automática e à tração traseira. O LS400 esteve longos anos no mercado graças à imagem de credibilidade e fiabilidade entretanto adquirida. Uma versão mais pequena deste carro, o GS 300, baseado no Toyota Majesta, foi desenhada pelos estúdios de design Giugiaro e ficou dotada de um motor de 3000 cc.

Em 1991 foram apresentados o SC 400 e o SC 300 e em janeiro de 1992 a Lexus ultrapassou pela primeira vez a BMW e a Mercedes no mercado norte-americano de importação de veículos de luxo. Em setembro desse ano a marca apresentou um LS400 renovado, com cinquenta alterações feitas de acordo com sugestões de clientes e revendedores.
Em 1996 a Lexus lançou-se no segmento dos utilitários desportivos com o LX 450 e, logo nesse ano, foi a marca mais vendida no segmento de luxo deste tipo de carros.
Ainda nesse ano, a conceituada revista francesa Automobile incluiu o LS400 na lista dos 24 carros mais importantes do século XX.

Em 1999 foi lançado um modelo ainda mais pequeno, o LS200, mas com os mesmos padrões de qualidade, ajudando a Lexus a prosseguir a sua implantação no mercado.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Lexus na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-09-14 05:07:20]. Disponível em

Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez