Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

1 min

Liber Judiciorum
favoritos

Código de leis aplicável tanto aos godos como às populações hispano-romanas.
Recesvinto ordenou a sua compilação no VIII Concílio de Toledo, em 653, onde foram promulgadas 654 determinações.
Foi estabelecida a obrigatoriedade de todos os indivíduos e povos do reino godo respeitarem estas leis e estava consignado que a legislação de povos estranhos ao reino não tinha qualquer validade em especial, bem como a proibição da aplicação de outros códigos que não este em tribunal.

Este código pretendia nitidamente substituir a legislação romana e com ele pensava-se que desaparecessem as separações jurídicas entre godos e romanos.
Este tinha mais de 500 leis dos códigos de Leovigildo e Eurico que aparecem registadas com a palavra antiga, os restantes eram de Chindasvinto e de Recesvinto. As leis estavam dispostas em 12 livros, distribuídos por matérias segundo o modelo de Justiniano. De qualquer modo, demonstravam grandes influências do direito romano.
Chamou-se Código dos Juízes para indicar principalmente aos tribunais. Na Idade Média foi traduzido para a língua romance.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Liber Judiciorum na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$liber-judiciorum [visualizado em 2025-06-13 21:21:29].

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac