Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

1 min

ligações intermoleculares
favoritos

As ligações intermoleculares, como o próprio nome indica, são forças de coesão de natureza eletrostática que se estabelecem em todas as substâncias constituídas por moléculas polares ou apolares. Estas ligações são muito mais fracas que as ligações intramoleculares (aquelas que se estabelecem entre os átomos no interior das moléculas).
As ligações intermoleculares são vulgarmente conhecidas por forças de Van der Waals.

Estas ligações são as principais responsáveis pelas propriedades físicas dos sólidos e líquidos moleculares e explicam o facto de a maioria das substâncias moleculares se encontrarem à temperatura ambiente, no estado líquido ou gasoso, e que algumas sólidas tenham pontos de ebulição baixos, fundindo ou evaporando com facilidade.
São as forças intermoleculares que mantém as moléculas associadas nos sólidos moleculares. Como estas forças são fracas, os sólidos moleculares são moles.

Para a mesma substância, as forças intermoleculares são mais fracas no estado líquido que no estado sólido. Nalgumas substâncias as forças intermoleculares são relativamente fracas e por isso evaporam muito facilmente, como é o caso da acetona.
Outras ainda, como a naftalina, sublimam facilmente, isto é, passam diretamente do estado sólido ao estado gasoso.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – ligações intermoleculares na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-03-26 04:27:37]. Disponível em

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto