Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

Linda Fiorentino
favoritos

Atriz norte-americana, Linda Fiorentino nasceu a 9 de março de 1960, em Filadélfia, Pensilvânia, nos Estados Unidos da América.

Licenciou-se em Direito pela Universidade da Pensilvânia em 1983, mas decidiu concentrar-se numa carreira de atriz.

Fez teatro em Filadélfia e as suas atuações não passaram despercebidas ao realizador Harold Becker, que a convidou para protagonizar ao lado de Matthew Modine o filme Vision Quest (1985). Em seguida, deixou boas indicações no papel de escultora com preferências sexuais sado-masoquistas em After Hours (Nova Iorque Fora de Horas, 1985) de Martin Scorsese.

Após uma série de filmes menores e trabalhos televisivos, Linda deslumbrou os críticos com o seu papel de femme fatale que assassina o marido para se apoderar da sua fortuna no film noir The Last Seduction (A Última Sedução, 1994) de John Dahl.

A sua prestação abriu-lhe as portas para produções de grande envergadura como o thriller Jade (1995), Men in Black (Os Homens de Negro, 1997), Dogma (1999) e Liberty Stands Still (Encurralada, 2002).

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Linda Fiorentino na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$linda-fiorentino [visualizado em 2025-07-19 12:52:42].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix