Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

1 min

Lino de Assunção
favoritos

Engenheiro civil e funcionário do Ministério das Obras Públicas, de nome completo Tomás Lino de Assunção, nasceu a 7 de maio de 1844, em Lisboa, e morreu a 1 de novembro de 1902, em Lisboa, dedicou-se paralelamente à vida literária, tendo chegado a frequentar o Curso Superior de Letras.

Viveu no Rio de Janeiro, onde fundou uma editora de obras literárias e científicas e ajudou na organização do Liceu Literário Português, e em Paris. Regressado a Portugal, colaborou com o seu amigo António Enes no jornal O Dia e na organização dos arquivos e das bibliotecas nacionais e começou a escrever para o teatro. Da sua dramaturgia, onde abundam as comédias ligeiras em um ato, destacam-se os dramas Os Lázaros e Eva, publicados conjuntamente em 1889.

No decurso das suas investigações históricas, foi reunindo um vasto acervo documental sobre as histórias conventuais, de que foi dando conta em vários volumes.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Lino de Assunção na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$lino-de-assuncao [visualizado em 2025-06-23 00:14:19].

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac