Lírica de João Mínimo
Coletânea de poesias marcadas pelo estilo arcádico, publicada durante o segundo exílio de Almeida Garrett, reunindo a sua produção poética da juventude e alguns poemas mais recentes ("A guerra civil", "O exílio", "A lira do proscrito").
A obra sai com um interessante prefácio, onde o narrador encena um encontro com o poeta João Mínimo, suposto autor das poesias insertas no livro, o qual profere, por palavras suas, o "credo poético nacional" do próprio Garrett: "Eu fiz muito verso, muito verso mau, alguns sofríveis. Tenho queimado milhares, ainda aí tenho muitos. Mas fiz sempre por fugir do vício das escolas: nem sempre o consegui; geralmente é coisa que detesto.
Que quer dizer Horacianos, Filintistas, Elmanistas, e agora ultimamente Clássicos, Românticos? Quer dizer tolice e asneira sistemática debaixo de diversos nomes. [...]
Se o meu assunto é clássico, se o talho e adorno no género grego ou romano, se invoco sua elegante mitologia, porque não hei de ser eu clássico, porque não hei de afinar a minha lira pela dos sublimes cantores que tão estremados a tocaram? Mas se escolho assunto moderno, nacional, que precisa um maravilhoso nacional, moderno, se em vez da lira dos vates, tomo o alaúde do menestrel ou a harpa do bardo, como posso então deixar de ser romântico?
-
Almeida GarrettIniciador do Romantismo, refundador do teatro português, criador do lirismo moderno, criador da pros...
-
Carlos Heitor ConyEscritor brasileiro nascido a 23 de março de 1926, no Rio de Janeiro. Fez os seus estudos em Humanid
-
Cantos do estio e do outonoÚltimo livro de poesias publicado em vida de Luís de Magalhães, onde avulta o desencanto pessimista,
-
Cantos MatutinosColetânea de poesias de Gomes de Amorim. Ao motivo do desterro (vejam-se poesias como "Fantasia", "O
-
CânticosColetânea que reúne várias composições poéticas dispersas pela imprensa periódica, repartidas por tr
-
Memórias do CárcereObra de memórias em dois volumes, escrita durante o tempo em que Camilo Castelo Branco esteve preso
-
O Canto do CisneVolume póstumo que colige as últimas produções em verso e prosa de João Penha. A maioria das composi
-
Carlos Guimarães PintoCarlos Guimarães Pinto é um economista, professor universitário e político português, nascido a 30 d
-
Memórias do CapitãoEntre o registo autobiográfico construído numa prosa sugestiva que tem como cosmorama, nos anos de f
-
Cara HunterEscritora britânica de romances policiais, Cara Hunter tem as suas obras editadas em mais de 27 país