literatura de viagens
O interesse que tem recebido o domínio da literatura de viagens na mais recente investigação universitária parte do princípio de que os textos que descrevem experiências de viagem são, enquanto discurso sobre o estrangeiro, nas áreas de literatura comparada, de história da cultura e de história das mentalidades, um instrumento de estudo da imagem cultural do "outro", o país visitado, e, ao mesmo tempo, constroem, pelo ponto de vista adotado, uma imagem cultural do país natural do viajante. A tradição portuguesa da literatura de viagens conheceu, com as viagens oceânicas do século XVI, um florescimento que decorria da necessidade de testemunhar as descobertas efetuadas, coincidindo, neste caso, muitas vezes, o registo com o próprio relato do navegador (caso da Carta do Achamento do Brasil, por Pero Vaz de Caminha, ou do Diário da Viagem de Vasco da Gama, por Álvaro Velho), e, ao mesmo tempo, do desejo de apresentar ao leitor civilizado o exotismo da flora e faunas encontradas, os usos e costumes de povos ainda selvagens. Ao longo do século XVI, a literatura dará voz quer à vertente trágica e picaresca da diáspora portuguesa (cf. História Trágico-Marítima; Peregrinação, de Fernão Mendes Pinto) quer à sua glorificação épica em Os Lusíadas quer ainda à componente de evangelização que rege os relatos de missionários jesuítas pelos caminhos do Brasil e da Ásia. No século XIX, a literatura de viagens, não descurando o fascínio pelo espaço exótico que caracterizou a literatura romântica, orienta-se privilegiadamente para o espaço civilizado europeu, reflexo tanto da aspiração cosmopolita manifestada pela Geração de 70 (cf. A Holanda, de Ramalho Ortigão), como do desenvolvimento da imprensa e da multiplicação, pela mão de correspondentes, de relatos sobre outros países. No século XX, a proliferação da literatura de viagens acompanha, em narrativas de pendor realista, os caminhos penosos da emigração portuguesa (cf. Ferreira de Castro, Joaquim Paço d'Arcos, José Rodrigues Miguéis), nas suas sucessivas vagas, e os da viagem no espaço colonial português (cf. obra poética de Rui Cinatti), muitas das vezes coincidindo com uma descida aos infernos, nos casos de memória da guerra colonial. Ao mesmo tempo, o conceito de viagem tende cada vez mais a assumir, na novelística contemporânea, em autores como José Saramago ou Maria Gabriela Llansol, as possibilidades simultâneas de viagem no espaço real conjugadas com as viagens no espaço metafísico do ser, com as viagens temporais para outros espaços históricos e da memória pessoal coletiva e literária.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – literatura de viagens na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-02-19 03:22:59]. Disponível em
Outros artigos
-
José SaramagoEscritor português, José Saramago nasceu a 16 de novembro de 1922, em Azinhaga, no concelho da Goleg...
-
Ferreira de CastroEscritor português, grande precursor do Neorrealismo em Portugal, nasceu em Oliveira de Azeméis em 1...
-
Ramalho OrtigãoHomem de letras português, um dos vultos mais destacados da Geração de 70, José Duarte Ramalho Ortig...
-
A HolandaCrónicas de viagem de Ramalho Ortigão resultantes de uma deslocação à Holanda, onde, a par da pintur...
-
Geração de 70Assim se designa o grupo de jovens intelectuais portugueses que, primeiro em Coimbra e depois em Lis...
-
literatura românticaA revolução do Romantismo, implicando uma desvalorização das poéticas neoclássicas, passou pela rede...
-
ÁsiaÉ o maior continente, com uma área de 44 614 000 km2, que corresponde a 30% da superfície continenta...
-
BrasilGeografia País da América do Sul. A República Federativa do Brasil tem 26 estados e um Distrito Fede...
-
Os LusíadasIntrodução Célebre poema épico de Luís de Camões, publicado em 1572, que, narrando a descoberta do c...
-
PeregrinaçãoIntrodução Peregrinação é o mais traduzido e famoso livro de viagens da literatura portuguesa. Foi p...
ver+
Partilhar
Como referenciar 
Porto Editora – literatura de viagens na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-02-19 03:22:59]. Disponível em