Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

literatura popular
favoritos

De acordo com Vítor Manuel de Aguiar e Silva (cf. Teoria da Literatura, 8.a ed., Coimbra, 1988, pp. 116-118), a designação de literatura popular é equívoca, dada a polissemia do termo "popular". Deste modo, numa perspetiva romântico-tradicionalista, literatura popular significa "aquela literatura que exprime, de modo espontâneo e natural, na sua profunda genuinidade, o espírito nacional de um povo, tal como aparece modelado na particularidade das suas crenças, dos seus valores tradicionais e do seu viver histórico". Neste sentido, literatura popular aproxima-se dos conceitos de literatura oral, literatura tradicional e até de romanceiro, enquanto literatura que, opondo-se a uma literatura mais erudita decorrente de uma cultura letrada, é composta para o povo, ou criada pelo próprio povo, muitas vezes anonimamente, veiculando informações sobre eventos e personagens históricos ou semilendários, registando os seus anseios diante de fenómenos da Natureza, as suas formas de reagir à insegurança, o seu imaginário, e transmitida quer oralmente (com recurso a processos mnemónicos como a rima, o refrão, a isometria, etc.), quer através de circuitos e estratégias particulares de distribuição (caso, por exemplo, da literatura de cordel).
Ainda segundo Vítor Manuel de Aguiar e Silva, esse sentido não se confunde com a perspetiva romântico-socialista, pela qual o conceito de popular equivale a "classe social trabalhadora que se contrapõe às classes sociais hegemónicas, detentoras dos meios de produção económica e ideológica e dos mecanismos de dominação política". Neste caso, a literatura popular é aquela que decorre frequentemente do desejo de "exercer uma ação pedagógica sobre o povo, no quadro de um projeto utópico-reformista que visa a libertação das classes sociais inferiores - libertação da ignorância, do medo e da injustiça -, a renovação social e a fraternidade humana" (id. ibi., p. 117).
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
literatura popular na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$literatura-popular [visualizado em 2025-07-17 13:48:48].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix