Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

Geração D

Carlos de Matos Gomes

3 min

Liverpool (futebol)
favoritos

O clube inglês Liverpool Football Club foi fundado a 15 de março de 1892, após uma cisão na outra coletividade da cidade, o Everton. Um grupo de 20 pessoas, lideradas por John Houlding, tinha saído do Everton e só demorou três dias criar um novo clube. Dois anos depois, o Liverpool assumiu o vermelho como a sua cor e ainda hoje o equipamento é totalmente dessa cor.
Inicialmente, o Liverpool teve dificuldade em formar uma equipa e recorreu a muitos jogadores escoceses. A primeira equipa que alinhou não tinha nenhum inglês.
O Liverpool ficou excluído do campeonato de 1892/93, mas acabou por ganhar nessa temporada a Liga do Lancashire e a Taça de Liverpool. Na temporada seguinte, o dirigente John McKenna, à revelia da restante direção, inscreveu o clube na II Divisão. O primeiro ano correu bem e subiram à I Divisão, mas desceram logo na temporada seguinte. Em 1895/96 o Liverpool voltou a subir à I Divisão e, no ano seguinte, chegou às meias-finais da Taça de Inglaterra, começando assim a consolidar o seu prestígio. Em 1899 ficou em segundo no campeonato e em 1901 surgiu a primeira vitória na liga. Na altura, o treinador era o escocês Tom Watson, que revalidou o título em 1906, mas depois de outra passagem pela II Divisão. O capitão de equipa era outro escocês, Alex Raisbeck, a primeira grande estrela do Liverpool.
A equipa ganhou ainda os campeonatos de 1922 e 1923, antes de entrar num período de crise que só terminou em 1946/47, quando ganhou a primeira liga disputada após a Segunda Guerra Mundial. A estrela da formação era o escocês Billy Liddell, que esteve no clube entre 1946 e 1961, tendo alinhado em 537 jogos sem nunca ser advertido pelos árbitros.
O Liverpool só se lançaria definitivamente como grande clube na década de 60, depois de o treinador escocês Bill Shankly o ter tirado da II Divisão em 1962. Logo em 1964 o Liverpool foi campeão, repetindo a proeza em 1966.
O primeiro troféu europeu foi conquistado em 1973, com a vitória na Taça UEFA, e no mesmo ano que conseguiu mais um triunfo no campeonato. Entre 1976 e 1980 o Liverpool ganhou cinco títulos consecutivos de Inglaterra. Entretanto, começou a dominar o panorama europeu de futebol, tendo conquistado as Taças dos Campeões Europeus de 1976/77 (derrotou por 3-1 o Borussia de Monchengladbach, da Alemanha), de 1977/78 (1-0 ao Bruges, da Bélgica) e 1980/81 (1-0 ao Real Madrid, de Espanha). Estes triunfos tiveram o dedo do treinador Bob Paisley, que orientava a equipa desde 1974. Brilhavam na equipa Kevin Keegan, até 1977, ano em que Kenny Dalglish ocupou o seu lugar de estrela do onze. Antes de sair do Liverpool, em 1983, Paisley ainda conquistou mais dois campeonatos. Joe Fagan tomou o seu lugar e conquistou nova Taça dos Campeões Europeus em 1984, tendo batido na final o Romã de Itália. Dalglish era a vedeta da equipa, onde também alinhavam Ian Rush, Souness e Grobbelar.
No ano seguinte o Liverpool voltou à final da Taça dos Campeões Europeus para defrontar a Juventus, de Itália, e perdeu. O dia 29 de maio desse ano ficou marcado pela morte de 39 adeptos italianos, vítimas de uma carga de hooligans ingleses nas bancadas do estádio Heysel, na Bélgica. O Liverpool acabou banido das competições europeias por oito anos e os clubes ingleses durante cinco.
Fagan demitiu-se e Dalglish ocupou o seu lugar de treinador, embora continuasse a alinhar pela equipa. A nível interno o Liverpool conquistou mais três títulos nacionais até 1990. Mas Dalglish abandonou então o clube devido à pressão que sentia. Um ano antes, a 15 de abril de 1989, num jogo da Taça de Inglaterra, 95 adeptos do Liverpool morreram esmagados num estádio em Sheffield devido a sobrelotação das bancadas.
Desde 1990 o Liverpool tenta sem sucesso voltar à ribalta do futebol inglês, apesar de contar com futebolistas como Michael Owen.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Liverpool (futebol) na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-09-09 10:02:51]. Disponível em

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

Geração D

Carlos de Matos Gomes