Livro dos Arautos
O cargo de arauto foi criado por D. João I e designava um oficial a quem competia realizar missões públicas ou sigilosas entre reis, nomeadamente, os tratados e declarações de guerra ou paz e, durante as batalhas, o relato, junto dos monarcas, do desenrolar das batalhas, a troca de prisioneiros e a distribuição do saque. O Livro dos Arautos é uma obra anónima escrita em 1416 por um arauto português, com o objetivo de servir de manual aos arautos que deveriam acompanhar os embaixadores portugueses no Concílio de Constança. A obra, que integra a literatura diplomática e heráldica, fornece uma descrição geográfica da Europa no início do século XV.
Partilhar
Como referenciar
Livro dos Arautos na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$livro-dos-arautos [visualizado em 2026-07-21 04:03:29].
Outros artigos
-
EuropaÉ o segundo continente mais pequeno, a seguir à Oceânia, e tem uma área de 10 400 000 km2. Faz parte...
-
região autónomaAs regiões autónomas foram consagradas na Constituição de 1976. Trata-se de um estatuto político-adm
-
Portugal Muçulmano: Atividade EconómicaNo al-Andaluz, a forma como estava organizada a exploração e a posse da terra em nada se assemelhava
-
Portugal romano: Atividade económicaDesde o momento da invasão da Península pelos Romanos e até ao período de vigência de Octávio August
-
Barroco JoaninoAs várias vertentes da produção artística ao longo do reinado de D. João V receberam a designação ge
-
Ponte das BarcasPonte sobre o Rio Douro, no Porto, construída em 1806. Era constituída por vinte barcaças ligadas en
-
Casa Ducal de BejaO título de duque de Beja e senhor de Moura foi criado para D. Fernando por D. Afonso V, seu irmão.
-
BelfastadaO nome Belfastada designa um dos movimentos revolucionários portuenses contra D. Miguel, ocorridos a
-
bandeiranteNa História da exploração e colonização do Brasil, em especial no século XVII, ficaram conhecidos po
-
Príncipe da BeiraTítulo criado por D. João V, por Carta de 17 de dezembro de 1734, a favor de sua neta, a princesa D.
Partilhar
Como referenciar 
Livro dos Arautos na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$livro-dos-arautos [visualizado em 2026-07-21 04:03:29].