As Crianças Adormecidas

Anthony Passeron

Ramalho Eanes Palavra que conta

Fátima Campos Ferreira

O Osso de Prata

Andrei Kurkov

2 min

Lockheed
favoritos

A empresa norte-americana construtora de aviões Lockheed foi fundada, em 1926, em Hollywood, pelos irmãos Allan e Malcolm Loughead. Esta dupla em 1913 já havia construído o seu primeiro avião.
Em 1928 o Lockheed Vega, um aparelho de madeira com capacidade para quatro passageiros, foi o primeiro a fazer um voo transcontinental sem paragens.
No ano seguinte, a companhia foi comprada pela Detroit Aircraft. No entanto, em 1932 um grupo de investidores tornou a Lockheed de novo independente.
Caça-bombardeiro Lockheed F-117A "Stealth Fighter" ("NightHawk") em voo
Ilustração de avião Lockheed P-38 J-25-LO Lightning
Avião de transporte Lockheed C-5B em voo
Em 1930 o DL-1 foi o primeiro aparelho encomendado pelas forças armadas norte-americanas. Nesse mesmo ano, foi construído o caça XP-900, que representou uma viragem neste tipo de aviões.
Em 1932, Amelia Earhart, com um Lockheed Vega, foi a primeira mulher a atravessar sozinha o Atlântico. O mesmo tipo de aparelho foi utilizado no ano seguinte por Wiley Post para fazer o primeiro voo a solo à volta do mundo.
O ano de 1934 ficou marcado pelo aparecimento do Model 10 Electra, o primeiro avião de passageiros com cabine pressurizada que serviria de inspiração à aviação civil até à atualidade.
Três anos mais tarde, a Lockheed fez um contrato com a força aérea norte-americana para fornecer aviões P-38, que seria o primeiro a abater um avião nazi durante a Segunda Guerra Mundial. Ao todo foram construídos cerca de dez mil caças deste modelo.
Em 1938 o milionário norte-americano Howard Hughes bateu o recorde da volta ao mundo, tendo demorado três dias, 19 horas e 14 minutos. O avião utilizado foi um Lockheed Model 14 Super Electra.
Em 1943 foi apresentado o avião de passageiros Lockheed Constellation.
Em 1944 voou pela primeira vez o XP-80 Shooting Star, o primeiro jato norte-americano de guerra.
O conhecido avião de transporte Hercules C-130 fez o seu voo inaugural em 1954 e 50 anos depois ainda era produzido, o que fez dele o aparelho militar com o historial mais longo da aviação. No ano seguinte, foi lançado o avião secreto de reconhecimento U-2.
A partir de 1956 a Lockheed começou a construir mísseis para a Marinha norte-americana.
Em 1958 a Lockheed inventou um aparelho para gravar os registos de voo que mais tarde viria a ser utilizado por todos os aviões e que ficou conhecido por "caixa negra".
Ainda a nível da aviação civil, destaca-se o lançamento em 1972 do L-1011 Tristar, que foi produzido até 1984, tendo sido vendidos cerca de 250 aparelhos.
O Lockheed SR-71, avião militar que ficou conhecido por Blackbird, foi lançado em 1974 e, dois anos depois, bateu sete recordes mundiais.
Outro aparelho militar bastante conhecido da Lockheed é o F-117, um avião que voa sem ser detetado pelos radares e que fez a primeira viagem em 1988. Dois anos mais tarde, foi lançado no espaço o telescópio Hubble, também concebido pela Lockheed.
Em 1996 nasceu a Lockheed Martin como resultado da fusão da Lockheed Corporation e da Martin Marietta Corporation. Cerca de oitenta por cento das encomendas da Lockheed são provenientes do Departamento de Defesa norte-americano ou de outras agências governamentais.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Lockheed na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-01-25 05:26:10]. Disponível em

As Crianças Adormecidas

Anthony Passeron

Ramalho Eanes Palavra que conta

Fátima Campos Ferreira

O Osso de Prata

Andrei Kurkov