Geração D

Carlos de Matos Gomes

Amar em caso de emergência

Vera dos Reis Valente

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe

1 min

Loretta Young
favoritos

Atriz norte-americana nasceu a 6 de janeiro de 1913, em Utah, e morreu a 12 de agosto de 2000, na Califórnia.

Devido aos problemas conjugais dos seus pais, foi viver para casa de uma tia que era atriz quando tinha apenas 10 anos.
Estreou-se no cinema aos 14 anos com Naughty But Nice (Feia Mas Simpática, 1927). Durante a década de 30, protagonizou sobretudo comédias românticas e filmes de aventuras como House of Rothschild (A Casa Rothschild, 1934), Ramona (1936) e Suez (1938). Na década seguinte, apresentou uma versatilidade dramática que elevou a sua posição entre a crítica e o público.

Venceria mesmo o Óscar para Melhor Atriz pelo filme The Farmer's Daughter (A Filha do Lavrador, 1947) pela sua interpretação de filha de emigrantes suecos que concorre às eleições para o Congresso americano. Repetiria a nomeação por Come the Stable (Os Sinos Falam, 1949), na pele de uma freira que tenta angariar fundos para a construção de um hospital infantil.

Despediu-se do cinema com It Happens Every Thursday (Tomara Que Chova, 1953), encetando posteriormente uma longa carreira televisiva, apresentando um programa com o seu nome na NBC. Morreu em 2000.

 

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Loretta Young na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-06-17 15:22:29]. Disponível em

Geração D

Carlos de Matos Gomes

Amar em caso de emergência

Vera dos Reis Valente

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe