MOMENTOS WOOK - 20% de desconto em todos os livros

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

Geração D

Carlos de Matos Gomes

2 min

Luciana Souza
favoritos

Cantora brasileira, Luciana Souza nasceu em São Paulo, Brasil. Filha da poetisa Tereza Sousa e do compositor e guitarrista Walter Santos, Luciana cresceu num ambiente familiar muito marcado pelos eventos culturais e pelo gosto pelas artes. Aos 3 anos gravava o seu primeiro anúncio radiofónico, dando início a um caminho que a levaria a registar mais de duas centenas dessas gravações. Aos 16 anos, já estava perfeitamente identificada com estúdios de gravação. Nunca abandonou os estudos, primeiro no Brasil, e depois na Berklee College Music onde concluiu um bacharelato em Composição Jazz, e no New England Conservatory, onde terminou o curso de Mestre em Estudos de Jazz. Fixando residência nos Estados Unidos da América, nos anos 80, viria gradualmente a conquistar os elogios do público e da crítica especializada, mormente das mais famosas publicações de jazz, como a Downbeat e a Jazz Times. Mantendo atividade nos campos da clássica e do jazz, Luciana participaria em mais de trinta gravações conduzidas por algumas grandes figuras do jazz, casos de Danilo Perez (com quem colaborou em dois discos nomeados para os prémios Grammy), de George Garzone, de Kenny Wheeler, de Hermeto Pascoal, de Steve Kuhn, de John Patitucci e Maria Schneider, entre muitos outros. Estas inúmeras gravações, ajudaram a solidificar o seu estatuto entre a elite da música americana. Ao mesmo tempo, desde 1996, tornou-se mais visível o seu trabalho na área da música erudita, particularmente pelo seu desempenho de solista em dois discos do maestro contemporâneo Osvaldo Golijov. As exibições públicas de La Pasion Segun San Marcos permitiram a Luciana a partilha de palcos com algumas das maiores orquestras do mundo, como a Bach Akademie, de Estugarda, a Boston Symphony Orchestra ou a L.A. Philarmonics.
Sem abandonar a caminhada paralela ao lado de outros músicos, Luciana Souza estreou-se a solo em 1998, com a edição de An Answer to Your Silence. Embora já tivesse lançado um registo quase desconhecido, em 1992, apenas no mercado brasileiro, é com este novo álbum que o seu percurso realmente tem início com alguma expressão. Essa espécie de segundo arranque iria trazer-lhe o reconhecimento dos críticos e do público e, depois desse disco, em plena ascensão, a cantora seria reconhecida com nomeações para os prémios Grammy pelos álbuns Brazilian Duos (2002), North and South (2003), Neruda (2004) e Duos II (2005). Em paralelo com a atividade discográfica e o crescente reconhecimento internacional, Luciana Souza mantém o ofício de docente na Manhattan School of Music.
Discografia
1992, Luciana Souza
1998, An Answer to Your Silence
2000, The Poems of Elizabeth Bishop and Other Songs
2002, Brazilian Duos
2003, North and South
2004, Neruda
2005, Duos II
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Luciana Souza na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-07-18 21:08:35]. Disponível em

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

Geração D

Carlos de Matos Gomes