Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

1 min

Luís de Camões e a Nacionalidade Portuguesa
favoritos

Obra que se integra no programa nacional de comemoração do tricentenário da morte de Luís de Camões, iniciativa conduzida por Teófilo Braga e aqui apoiada por Teixeira Bastos, imbuída de um significado positivista, que o autor faz questão de sublinhar: "a solidariedade humana manifesta-se nas grandes festas da ciência, do trabalho e das nacionalidades (...); nos centenários recorda-se a evolução humana e desperta-se a consciência nacional".

Entendendo que "esta festa comemorativa é o início de uma nova era, é o despertar de um povo para o progresso e para a civilização", Teixeira Bastos esclarece que, do ponto de vista político, esse progresso deve conduzir à proclamação da República. Enaltecendo Camões e particularmente Os Lusíadas como "monumento imorredouro da nossa nacionalidade", analisa a biografia de Camões e reflete sobre o significado da epopeia nacional.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Luís de Camões e a Nacionalidade Portuguesa na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$luis-de-camoes-e-a-nacionalidade-portuguesa [visualizado em 2025-06-18 10:29:43].

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac