Luís Murat
Poeta, jornalista e político brasileiro, Luís Norton Barreto Murat nasceu a 4 de maio de 1861, em Resende, no Rio de Janeiro (Brasil).
Formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de São Paulo, iniciou a sua carreira literária, em 1879, em São Paulo, no Ensaio Literário, órgão do clube Curso Anexo, redigido por ele e outros colegas. Em seguida, partiu para o Rio de Janeiro, onde trabalhou como jornalista, utilizando, por vezes, o pseudónimo Franklin.
A 10 de julho de 1886, fundou, juntamente com Artur Azevedo, o jornal Vida Moderna, no qual participaram vários dos seus amigos, tais como Araripe Júnior, Alcindo Guanabara, Coelho Neto e Raul Pompéia. O poeta, que apoiou as campanhas abolicionistas e republicanas, escreveu também para o jornal Cidade do Rio, A Rua, O Diário Ilustrado, O Combate e outros jornais cariocas.
Em 1890, foi eleito deputado pelo Estado do Rio de Janeiro, depois, foi secretário-geral do Governo fluminense e, mais tarde, escrivão vitalício da Provedoria da então capital federal. Nesse período, Luís Murat revoltou-se contra Floriano Peixoto, Presidente da República, e, por isso, recebeu um mandato de prisão, mas a imunidade parlamentar impediu que tal viesse a acontecer. Em setembro de 1893, durante a revolta da Marinha, esteve envolvido com os revoltosos, permanecendo a bordo de um navio rebelde da esquadra. Foi preso e, depois de julgado, no Paraná, foi absolvido, por unanimidade.
Luís Murat, membro fundador da Academia Brasileira de Letras, escreveu as seguintes obras: Quatro Poemas (1885), A Última Noite de Tiradentes (1890), Ondas (1890, 1.ª série), Poesias (1892), Ondas (1895, 2.ª série), Sarah (1902), Ondas (1910, 3.ª série), Poesias Escolhidas (1917) e Ritmos e Ideias (1920). Poeta parnasiano, impregnado de Romantismo, sofreu influências de Victor Hugo, Théophile Gautier e do sueco Swedenborg.
Luís Murat faleceu a 3 de julho de 1920, no Rio de Janeiro.
-
Rio de JaneiroCapital do estado brasileiro do Rio de Janeiro. Situa-se à entrada da vasta baía da Guanabara. A baí...
-
Victor HugoNasceu a 26 de fevereiro de 1802 em Besançon, em França, e morreu a 22 de maio de 1885 em Paris. Poe...
-
RomantismoIntrodução Arquitetura Artes Plásticas e Decorativas Literatura Introdução O Romantismo foi um movim...
-
Academia Brasileira de LetrasInstituição fundada em 1896 que reúne os principais escritores, filólogos, jornalistas e estudiosos ...
-
Floriano PeixotoPresidente da República e militar brasileiro, Floriano Vieira de Araújo Peixoto nasceu a 30 de abril...
-
GovernoÓrgão de soberania que conduz a política geral do País e superintende à administração pública. Não o...
-
EstadoDo ponto de vista filosófico, a noção de Estado consiste na existência de um conjunto de instituiçõe...
-
Raul PompéiaEscritor brasileiro, Raul d'Ávila Pompéia nasceu a 12 de abril de 1863, em Jacuecanga, em Angra dos ...
-
Coelho NetoEscritor, professor e político brasileiro, Henrique Maximiano Coelho Neto nasceu a 20 de fevereiro d...
-
Alcindo GuanabaraJornalista e político brasileiro, Alcindo Guanabara nasceu a 19 de julho de 1865, em Magé, no Estado...