Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura2 min

Luís Pinto Coelho
favoritos

Pintor português nascido em 1942, em Lisboa, e falecido a 4 de novembro de 2001, em Madrid, Espanha, vítima de cancro.
O pintor, que se destacou como retratista, frequentou o curso de pintura e escultura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, mas com apenas 19 anos mudou-se para Madrid. Aí, trabalhou sob a orientação do pintor espanhol Luís Garcia Ochoa, ao mesmo tempo que era bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian.
Luís Pinto Coelho retratou ao longo da sua carreira personalidades como o Rei Juan Carlos de Espanha, o Príncipe Alberto do Mónaco, a Rainha Beatriz da Holanda, o rei Simeão da Bulgária, Amália Rodrigues, José Saramago, o cardeal de Lisboa D. António Ribeiro, Belmiro de Azevedo, Azeredo Perdigão e Ramalho Eanes. O pintor tornou-se famoso como retratista mas, a partir de determinada época, começou a tentar outras vias. Assim, para além da pintura, o artista dedicou-se também a outros tipos de arte, como a cerâmica, a pintura mural, escultura, cenografia, artes gráficas, fotografia, decoração, design, tapeçaria e gravura.
D. António Ribeiro, uma das muitas personalidades retratadas por Luís Pinto Coelho, 1996
Entre os clientes de Luís Pinto Coelho contavam-se instituições importantes como o Comité Olímpico Internacional, o Governo do Malawi, as empresas Estée Lauder, Avon Cosmetics e Pizza Hut, Metropolitano de Lisboa, Vista Alegre, CTT, Teatro Real de Madrid e diversas entidades bancárias e de seguros de Portugal e Espanha.
Atualmente, a obra de Luís Pinto Coelho está representada em museus de Espanha, Portugal e Suíça e em mais de mil coleções particulares. Assim, em Espanha, é possível apreciar trabalhos do pintor português no Museu de Arte Contemporânea de Madrid, no Museu de Avallon, na Real Academia de Bellas Artes de San Fernando, em Madrid, e no Museu Grabado Contemporâneo de Marbelha. Em Portugal, a sua obra está espalhada pelo Museu de Arte Contemporânea de Lisboa, Museu Cidade de Lisboa, Museu do Azulejo, Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian e Museu de Ovar. Finalmente, está também presente na Suíça, no Museu Olímpico de Lausana. Há também trabalhos seus expostos no Palácio Nacional da Ajuda e na Presidência da República Portuguesa.
Luís Pinto Coelho realizou 54 exposições individuais em locais como o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, no Brasil, festivais Arco em Madrid de 1983, 1985 e 1987, Fundação Calouste Gulbenkian (Paris e Lisboa), assim como outras na Suécia, Japão e Macau.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Luís Pinto Coelho na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$luis-pinto-coelho [visualizado em 2025-07-18 06:02:10].
Outros artigos
ver+
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar Seta para baixo
Luís Pinto Coelho na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$luis-pinto-coelho [visualizado em 2025-07-18 06:02:10].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix