Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

1 min

M. Night Shyamalan
favoritos

Realizador e argumentista indiano nascido a 6 de agosto de 1970, de seu nome completo Manoj Nelliyattu Shyamalan.
Aos quatro anos, emigrou com a família para os EUA, tendo ido viver para Filadélfia, onde o seu pai exerceu Medicina. Desenvolveu uma paixão pelo cinema e os pais ofereceram-lhe uma câmara de filmar de 8 mm no seu oitavo aniversário.
O seu primeiro filme, Praying With Anger (1992), que também protagonizou e escreveu, é um relato semificcionado baseado numa viagem que fez ao seu país natal. O filme recebeu bons auspícios críticos e permitiu-lhe angariar fundos para realizar Wide Awake (1998), um drama sobre um rapaz de 10 anos que, após a morte do seu avô, com quem mantinha fortes laços de afetividade, resolve questionar o sentido da vida. Seguiu-se o sucesso The Sixth Sense (O Sexto Sentido, 1999), uma história centrada na figura de uma criança aterrorizada pela visão de pessoas mortas que recebe a ajuda de um conceituado psicólogo para ajudá-la a suplantar o problema. Tal como Alfred Hitchcock, Shyamalan gosta de interpretar pequenos papéis nos filmes por si dirigidos. Fê-lo também em Unbreakable (O Protegido, 2000) na pele de um traficante de droga, em Signs (Sinais, 2002), um filme centrado sobre a temática de uma invasão extraterrestre, e também em The Village (A Vila, 2004), um thriller sobre uma pequena povoação da Pensilvânia e os segredos e medos dos seus habitantes.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – M. Night Shyamalan na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-04-18 14:59:25]. Disponível em

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto