Manuel Lopes de Almeida
Professor, político e investigador português, Manuel Lopes de Almeida nasceu a 16 de agosto de 1900, em Benavente, no distrito de Santarém.
Frequentou os estudos superiores de Medicina, no entanto, formou-se, em 1929, em Ciências Históricas e Geográficas pela Faculdade de Letras de Coimbra, onde logo exerceu o cargo de professor auxiliar, nos setores da História Geral, de Portugal e dos Descobrimentos.
Entre 1945 e 1970, dirigiu a Biblioteca Geral da Universidade e, no período de 1945 a 1970, dirigiu o Boletim da Biblioteca da Universidade de Coimbra, para além dos Ata Universitatis Conimbrigensis e da Revista da Universidade, em 1958. Académico de Número, o professor foi ainda Presidente da Academia Portuguesa de História, entre 1960 e 1962.
No campo da investigação, Manuel Lopes de Almeida, especializou-se nas questões da docência, da produção historiográfica global e da Universidade de Coimbra, especificamente.
Da sua vasta obra, destaca-se os dois volumes de Documentos da Reforma Pombalina (1937 e 1979), Documentos para a História da Atividade Editorial da Universidade de Coimbra (1962), O Instituto (1967), Subsídios para a História da Universidade de Coimbra e do seu Corpo Académico (1964 e 1966), entre outros.
Como político, foi designado por Oliveira Salazar, em 1934, chefe de gabinete do ministro da Educação e, em 1937 e 1959, foi eleito deputado na Assembleia Nacional.
Exerceu ainda, em 1940, o cargo de diretor-geral do Ensino Superior e das Belas-Artes, entre 1940 e 1946, foi subsecretário de Estado da Educação Nacional e, de 1961 a 1962, foi ministro da Educação Nacional.
A Manuel Lopes de Almeida deve-se a criação da Faculdade de Letras do Porto e dos Estudos Gerais Universitários em Angola e Moçambique.
Durante o seu mandato como ministro, confrontou-se com as divergências entre, por um lado, a Reitoria e a Universidade de Coimbra e, por outro, os órgãos homónimos da Universidade de Lisboa, divergências que conduziram à chamada Crise Académica de 1962.
De certa forma, os acontecimentos difíceis desse ano, levaram o ministro ao afastamento permanente da política.
Manuel Lopes de Almeida faleceu a 15 de dezembro de 1980, em Coimbra.
-
AlmeidaAspetos Geográficos O concelho de Almeida, do distrito da Guarda, localiza-se na Região do Centro (N...
-
Manuel LopesPoeta, ensaísta, jornalista e pintor cabo-verdiano, Manuel Lopes nasceu a 23 de dezembro de 1907, na...
-
Crise Académica de 1962A crise académica de 1962 constituiu um dos principais momentos de conflito entre os estudantes univ...
-
Universidade de CoimbraA ratificação da fundação da Universidade de Coimbra foi realizada por D. Dinis, através de diploma ...
-
PortoAspetos geográficos Cidade, sede de concelho e capital de distrito, localiza-se na Região Norte (NUT...
-
Oliveira SalazarPolítico português, filho de António Oliveira e Maria do Resgate, António de Oliveira Salazar nasceu...
-
Academia Portuguesa de HistóriaInstituição fundada em 1936 com a finalidade de apoiar os estudos historiográficos em Portugal. Veio...
-
PortugalGeografia País do Sudoeste da Europa. Situado na parte ocidental da Península Ibérica, abrange uma s...
-
HistóriaA História na Antiguidade Os autores clássicos, como Heródoto, Tucídides e Políbio entre os gregos, ...
-
Sá CardosoPolítico e militar português, Alfredo Ernesto de Sá Cardoso nasceu a 6 de junho de 1864 e faleceu a